Tecnologia Titulo
Black Friday: 5 dicas para se proteger de ataques hackers durante as compras
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
20/11/2020 | 09:18
Compartilhar notícia


A Black Friday está chegando – comemoração será no próximo dia 27. A data é uma das principais do varejo e, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a consultoria Ebit/Nielsen, o evento deve movimentar este ano R$ 6,9 bilhões, atingindo um crescimento de 77% nas vendas em relação a 2019. Esse aumento se dá, principalmente devido às mudanças no comportamento do consumidor causadas pela crise da covid-19, que levaram a um aumento significativo das compras por meio de plataformas digitais.

Segundo Lucas Vieira, gerente de produto da Soluti, a Black Friday traz expectativas, mas também desafios e riscos. Isso porque, com o aumento no fluxo de informações online, crescem as ameaças de ataques de criminosos, fraudes e golpes cujos objetivos incluem o roubo de informações pessoais e dados de pagamento. Confira abaixo algumas dicas que o especialista separou para que consumidores possam aproveitar a Black Friday de maneira segura.

Leia mais:
Black Friday: como escolher o smartphone perfeito para você
Vai comprar pelo celular? Veja 7 dicas para manter a segurança na Black Friday
Black Friday: veja produtos e serviços inusitados para comprar pela internet

1. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Este ano, uma das principais mudanças é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê proteção integral aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil. Por isso, é importante verificar se a loja em que se está realizando a compra atende aos critérios exigidos na lei para garantir a confiabilidade e integridade de suas informações pessoais e bancárias. O site precisa possuir um termo de consentimento visível e deixar bem descrito nas promoções e nos contratos quem e como esse conteúdo é armazenado e utilizado.

2. Saiba se o site é real e seguro

Com o aumento da migração de serviços para o ambiente digital, há também um crescimento em golpes que envolvem sites e e-commerces falsos. O primeiro passo é saber se a página possui um Certificado Digital SSL, que identifica e protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o computador do visitante e o servidor em que o website está hospedado. Além disso, é importante verificar a reputação da empresa no Procon e sites confiáveis, como Buscapé e Reclame Aqui, ou por meio da pesquisa de histórico de preços sobre aquele produto.

3. Garanta o recebimento do produto

Para garantir o recebimento de seu produto é preciso comprar em um estabelecimento de confiança. Novamente, a pesquisa de reputação e histórico de preços são as principais ferramentas para evitar cair em um golpe. Outras fontes de informação, como sites de reclamação e até mesmo fóruns de usuários com opiniões positivas e negativas, auxiliam o consumidor no momento de realizar a compra.

Além disso, é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. Caso se sinta lesado, todas as compras, sejam em loja física ou virtual, são regidas pelo código de defesa do consumidor.

4. Tenha um antivírus instalado e ativo nos dispositivos

Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje, há no mercado diversos programas com versões de testes gratuitas e de assinatura.

5. Cuidado com os e-mails promocionais

Especialmente em períodos de datas comemorativas, é comum a tentativa de ataques de cibercriminosos por meio de spams com promoções e descontos. Por isso, é sempre indicado que o consumidor veja diretamente no site da loja e evite clicar em links dessas mensagens, que, em certos casos, são falsos e parte de golpes.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;