DIÁRIO DO GRANDE ABC A UM CLIQUE

Isabela Treza (Especial para o Diário) & Marília Montich

Quando falamos em jornal, a primeira imagem que vem à cabeça é um aglomerado de páginas, dobradas ou enroladas, que chegam ao nosso portão todas as manhãs ou que vamos buscar na banca. Logo de cara, batemos o olho na manchete e começamos a virar as páginas até, aos poucos, adquirir aquela pigmentação característica nos dedos. Quase sem perceber, o material compacto vai se transformando em folhas separadas pela casa, cada qual um integrante da família, que seleciona sua editoria de preferência.

A cena ainda existe, porém é possível afirmar que cada vez se torna mais rara. Há 20 anos, contudo, esta era uma das únicas formas de se obter informação. Para os leitores da região, a mudança veio em 1996, quando ganharam uma opção que vinha não mais pelas mãos do entregador de jornal, mas sim direto da tela do computador. Nascia no dia 15 de setembro daquele ano o Diário OnLine, que trazia notícias em tempo real e abriu um mar de possibilidades – e de cliques.



A novidade ofereceu para o internauta o mesmo conteúdo jornalístico de todas as manhãs produzido pelo Diário, com notícias regionais, nacionais, internacionais e suplementos, com a diferença do imediatismo de informação.

Sob o comando do editor-chefe Antônio Prada, a plataforma apostou na interação com o usuário e dispositivos modernos para a época, como arquivos sonoros e animações. Era possível assinar o Diário e enviar cartas para a ‘Palavra do Leitor pela Internet’ e participar de pesquisas eleitorais. Também foram disponibilizados roteiros com lançamentos do cinema, programações de teatro, concertos e outros eventos culturais.

Sob o comando do editor-chefe Antônio Prada, a plataforma apostou na interação com o usuário e dispositivos modernos para a época, como arquivos sonoros e animações. Era possível assinar o Diário e enviar cartas para a ‘Palavra do Leitor pela Internet’ e participar de pesquisas eleitorais. Também foram disponibilizados roteiros com lançamentos do cinema, programações de teatro, concertos e outros eventos culturais.

No início, a equipe de jornalistas trabalhava em turnos, de modo a contemplar as 24 horas do dia. Uma espécie de curadoria de conteúdo disponível no Brasil e no mundo era realizada, uma vez que não havia braços suficientes para ir às ruas. “O essencial das notícias que os repórteres do Diário produziam era passado. O site era profundamente inspirado na estrutura de um jornal”, explica o ex-gerente da unidade internet do Diário Carlos Serrão.

“Não havia sites jornalísticos como entendemos hoje. Devemos lembrar que até o final da década de 1990, todos os jornais na internet eram apenas simples páginas HTML. Não havia conceitos de edição e a produção seguia os mesmos parâmetros de uma redação normal”, lembra Marcelo Ruiz, ex-editor do DOL, que conta que as noções de internet como temos hoje foram um processo de tentativas e erros aliados a avanços tecnológicos. “Acredito que mudamos à medida que nossos leitores foram mudando com a internet, e entendemos isso. Quando falo ‘nós’ estou englobando todos os portais da época, que eram três ou quatro, todos muito iguais”, completa.

Ainda para Ruiz, a recepção do leitor foi bastante positiva, uma vez que a internet trouxe um mundo novo para os leitores, com possibilidades ilimitadas. “O Diário OnLine tinha tudo o que o impresso tinha e muito mais. Dávamos hoje o que os impressos noticiariam amanhã ou depois de amanhã.”

Em um terreno pouco explorado até então, as dificuldades enfrentadas por quem participou do início do DOL não eram poucas. Segundo Serrão, a web ainda gerava desconfiança na metade dos anos 1990. “Poucos acreditavam que a internet chegaria aonde chegou, se transformando numa verdadeira revolução, que atingiu inclusive as relações sociais. Apostar na web, ainda mais lançando um produto baseado nela, era coisa para malucos. Esse era o pensamento em voga”, afirmou.

Entraves técnicos também integravam o rol de desafios na época. Para se ter uma ideia, a banda larga não existia e muitos processos tiveram de ser adaptados para que o site fosse colocado no ar.

Hoje, analisando a trajetória do DOL, Ruiz garante que o Diário serviu de exemplo para outros sites jornalísticos que nasceram em seguida. Serrão, contudo, não é tão categórico. Diz que há uma possibilidade de que a prerrogativa seja real. De qualquer forma, faz questão de frisar que a audácia do veículo deve ser destacada. “Certamente a coragem da empresa em desbravar um cenário que era cercado de dúvidas mexeu com o mercado.”

O DESAFIO DO PIONEIRISMO

Caroline Garcia

Se ter um computador era raridade em 1996, imagina ter internet! No ano em que o Diário OnLine nasceu, a web – na forma em que permitia navegar de um site para o outro – tinha apenas seis anos, lembrando que o acesso público só se deu em 1995 no Brasil. Ou seja, tudo estava engatinhando na introdução do que ainda seria chamado de mundo digital.

Inaugurar um site jornalístico, portanto, não seria uma tarefa das mais fáceis. “Alguns sites americanos e britânicos foram inspiração. Mas tentamos tropicalizar e criar uma forma única, tendo como base a concepção de que o DOL era o Diário do Grande ABC na web”, afirma Carlos Serrão, ex-gerente da unidade internet do Diário.

O Jornal do Brasil já havia sido, no ano anterior, o primeiro noticiário impresso nacional a explorar a internet e lançar portal. Em entrevista ao livro sobre os 50 anos do Diário, Antônio Prada, que era editor-chefe e foi convidado a implantar o Diário OnLine, disse que o DOL nasceu com uma característica diferente de todos. “Era tempo real na veia, com notícias do Grande ABC, do Brasil e do mundo colocadas no ar.”

“Havia receio tecnológico de pôr o site no ar. Fomos aprendendo, não era fácil. Para colocar uma frase em negrito tinha de abrir vários códigos e ter conhecimento técnico. Hoje, um clique basta”, pontua Prada.

Para Marcelo Ruiz, ex-editor do DOL, a força de vontade dos profissionais alavancou e deu ânimo para o pontapé inicial do Diário OnLine. “Estamos falando de uma época em que os computadores com mais memória eram os 386, que possuíam menos memória do que o celular mais simples de hoje. Havia poucas empresas de hospedagem profissional, e elas funcionavam mal. A internet era discada e cara. A proposta foi criar um projeto de internet em um contexto tecnológico bem desfavorável, com poucos recursos e muita vontade.”

Justamente pelo pioneirismo, a equipe de Redação e os editores não passaram por nenhum tipo de treinamento, era tudo ‘na raça’. “O estilo DOL foi se formando com o site já funcionando. Do ponto de vista tecnológico, os responsáveis passaram muito tempo buscando soluções no mercado americano, que saiu na frente em internet”, diz Serrão.

Desde sempre, as notícias que eram colocadas on-line eram classificadas como prioridade para os leitores. “Sabíamos que o leitor do DOL queria consumir um resumo do que mais importante estava acontecendo, em tempo real. Tanto que criamos a seção Minuto a Minuto. Textos breves e com links remetendo a outros sites, para quem pretendesse se aprofundar. Os mecanismos de buscas não eram o que são hoje. Então, nos preocupávamos em garimpar endereços bacanas e analisá-los para nossos leitores”, conta Serrão.

O público, no entanto, ainda não sabia muito bem como navegar e, pensando nisso, o Diário auxiliava também os novos internautas. Diversos suplementos e reportagens no impresso cumpriam esse papel, ensinando, por exemplo, ‘como funciona a maior rede de informações do mundo’, com glossário do ‘internetês’ e infográficos.

“Estamos falando de 1996. A internet comercial no Brasil não tinha nem um ano ainda. Portanto, a inclusão digital não havia dado seus primeiros passos. Mas os leitores foram muito receptivos. Até porque tínhamos o perfil didático, de ajudá-los a navegar naquele então universo inexplorado”, conclui Serrão.

DIÁRIO ONLINE E O
DESAFIO DA COMUNICAÇÃO
E INTERAÇÃO CADA VEZ MAIS ÁGEIS

Kelly Zucatelli

Podemos dizer que a internet é realmente um espaço em que, nitidamente, percebemos que o tempo não para. Desde de 1996, trabalhar nessa plataforma tem sido tarefa desafiadora para muitos profissionais. Para nós da Comunicação, a empreitada é veloz na busca de ideias e conteúdos que possam atender às expectativas de um público cada vez mais ávido e exigente com a condição de estar informado.

Com a derrubada de barreiras que dificultavam até mesmo a conexão telefônica com o sistema on-line, conforme lembramos em uma de nossas reportagens especiais dos 20 anos da plataforma do Diário, a facilidade para acessar qualquer conteúdo hoje é grande, os celulares são modernos, sendo mais que simples instrumentos eletrônicos para ligar e receber chamadas. Suas conexões acessam conteúdos noticiosos dos veículos de comunicação, vídeos em canais especializados e áudios. Sem contar que podemos acompanhar em tempo real qualquer acontecimento no mundo.

Realmente é fantástico esse universo. E ele veio para ficar, colocando milhões de questionamentos frente ao futuro dos impressos (jornais e revistas), principalmente. Seria prematuro, mesmo com esses avanços e destaques das plataformar digitais, dizer que os produtos impressos estão com dias contados. Mas o fato é que também precisarão se adequar.

Mas voltando ao nosso instigante universo digital, acreditamos que a proximidade entre as pessoas e a instantaneidade que são propiciadas nesse ambiente fazem com que as empresas de Comunicação – veículos noticiosos, agências de publicidades e outros – se dediquem cada vez mais com profissionalismo técnico para uma reestruturação do negócio, com vistas a compreender, efetivamente, que a saúde e o sucesso hoje estão muito fortes nos laços da internet.

Para o Diário, o desafio de atender às demandas dos públicos das sete cidades da região é trabalhar com conteúdo fresco sobre tudo que acontece, com foco para o retorno e interação com a sociedade, a fim de atender seus anseios para os mais diferentes serviços na Saúde, Educação, urbanização e outras áreas.

Quando colocamos uma publicação no site do Diário Online, temos de maneira instantânea a opinião do leitor, e isso é ponto fundamental para elaborarmos as reportagens. Neste ambiente, a participação população de várias faixas etárias é intensa e necessária.

LAYOUT E REDES SOCIAIS

Devido às possibilidades que envolvem a manipulação de conteúdos escritos, imagens, vídeos e áudios, o trabalho da equipe é amplo e vai além da produção de notícias. O dever de acompanhar a modernização do layout é umas das tarefas que são discutidas constantemente. Não se pode mais imaginar a produção editorial, sem alinhar perfeitamente a melhor maneira que o leitor acessará o conteúdo desejado e também como será disposta a parte comercial do site, sem poluir a página.

O mercado publicitário na internet, principalmente nos sites dos veículos de comunicação, também tem crescido de maneira dinâmica, com videos e publieditoriais dos parceiros. O cuidado em manter cada coisa no seu lugar deve ser bem monitorado, a fim de conservar os princípios jornalísticos com suas devidas métricas.

O maior projeto que acreditamos ser sinônimo de sucesso para os leitores da internet, hoje e no futuro, é a prática de um jornalismo sério, que, por meio de um computador, ‘escute’ seus leitores e entenda que esse é um trabalho de prestação de serviço à comunidade, e que deve ser modernizado e atualizado de acordo com as inovações tecnológicas.

DINAMISMO E O DESAFIO
DE ATUAR NA INTERNET

Daniel Tossato

O jornalismo on-line é ainda um jovem que aprende muito com seu velho professor, o jornalismo impresso. Mesmo que o professor utilize o giz para escrever suas lições, o jovem aluno teima em anotar tudo no celular, no tablet ou no computador. Apesar de serem de gerações diferentes, eles estarão juntos na mesma escola e para sempre.

Aliás, ‘escola’ foi a palavra escolhida pelos profissionais que já passaram pela equipe do Diário OnLine para definir como foi trabalhar no webjornalismo praticado pelo Diário.

Desde setembro de 1996, o DOL – como é conhecido – noticiou os mais importantes acontecimentos, assim como inúmeras histórias de vida.

Com profissionais engajados e sempre dispostos a buscar e encontrar as mais fantásticas reportagens, o Diário On Line sempre se destacou, não só pelo pioneirismo e alcance, mas pela qualidade e importância das reportagens.

No distante ano de 1996, os grandes portais de notícias eram apenas esboço e o acesso à internet por meio de telefones era inimaginável.

“Tudo era muito novo e fazer parte do início dessa evolução na Comunicação foi muito legal. Aprendi muito e já era claro que o consumo de notícias nunca mais seria o mesmo”, contou Thais Gonzaga, que fez parte da equipe do DOL em 1998. E Thais está correta.

Hoje, a maioria dos acessos às notícias dos portais de webjornalismo ocorre por meio das redes sociais. Conectados pelo celular ou pelo próprio computador, os leitores têm virado menos as páginas dos jornais, mas clicado cada vez mais nas manchetes, usando os dispositivos eletrônicos.

Com o mesmo sentimento de ter aprendido muito e feito um ótimo trabalho está Rafael Vergueiro, que iniciou sua vida profissional no DOL em 2006, quando ainda era estagiário. “Foi no Diário OnLine que descobri o dinamismo das notícias, que se renovam a cada minuto. O jornalismo on-line tem que vir acompanhado de responsabilidade.”

Com a tarefa de noticiar os fatos de maneira mais rápida e correta, a preocupação de quem faz parte de uma equipe de jornalismo on-line é um tanto maior do que o jornalista que escreve para o impresso. Na menor das hipóteses, o webjornalista lida mais vezes com pressão no dia a dia.

Mas nem tudo é dificuldade. Com o jornalismo on-line, as possibilidades de o profissional utilizar as diversas linguagens e plataformas são quase infinitas, assim como o conteúdo a ser explorado pelo repórter.

Desde seu nascimento, o DOL sempre foi considerado referência entre os sites de notícias. Seja nas coberturas locais ou internacionais. A jornalista Carolina Monteiro de Godoy, que fez parte da equipe nos anos 2000, lembra o quão comprometido estavam os profissionais quando cobriram os ataques terroristas no fatídico 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, por exemplo. “Queríamos entregar o melhor trabalho, sempre. Participamos de várias coberturas históricas, como as guerras do Iraque e do Afeganistão. Sempre fomos referência no jornalismo on-line”, lembrou a profissional, que fez parte do DOL durante dez anos. “Mais do que as coberturas jornalísticas, foi uma época de muito aprendizado e um lugar onde fiz amigos para a vida toda”, completou.

Como veem, a história do Diário OnLine está ligada à história de inúmeros profissionais que aprenderam muito e que hoje dividem esses ensinamentos. Uma coisa é certa, o DOL pode fazer 20, 30 ou 40 anos, mas ele sempre será uma escola. Para o jornalismo on-line e para a vida.

O DIÁRIO E AS PLATAFORMAS VIRTUAIS

Amanda Costa (Especial para o Diário)

A globalização, que ano a ano faz com que as pessoas tenham cada vez mais a necessidade de estarem informadas, de maneira quase que instantânea lança ao Diário OnLine o desafio de oferecer conteúdo regionalizado sobre o Grande ABC, com facilidade de acesso em suas plataformas digitais.

Expandindo para além do impresso, o Diário trabalha a instantaneidade e rapidez das notícias na plataforma digital, preservando sempre o texto conciso e aprofundado, construído com veracidade de apuração, não só no site, onde são feitas todas as manipulações e disposições dos conteúdos, mas também em suas redes socias, ambientes nos quais estabelecemos o importante vínculo de interação com o leitor.

Atualmente, o Facebook do Diário conta com mais de 168 mil pessoas curtindo e participando ativamente da repercussão dos conteúdos publicados sobre as diversas áreas nos sete municípios. Como sua principal ferramenta de divulgação, a fanpage serve como importante aliado na produção de pautas, a partir das sugestões recebidas pelos leitores.

Seja no Facebook, nas sugestões enviadas via WhatsApp ou nas melhores fotos publicadas no Instagram, o Diário está sempre com seus leitores, em qualquer lugar que ele esteja.


NA PALMA DA MÃO

Já que as conexões permitem que as pessoas tenham conteúdos no celular constantemente, o Diário também disponibiliza o aplicativo para os sistemas operacionais Android, WindowsPhone e IOS. O APP é gratuito e oferece praticidade para que o leitor receba na palma da mão as principais notícias da região em tempo real.

Pela facilidade de acesso a qualquer momento o leitor pode, em breve espaço de tempo, estar atualizado com as notícias da sua cidade, do seu time, da política e das melhores coberturas do Diário, desde que esteja conectado com a internet. Além das notícias, o aplicativo disponibiliza também a previsão do tempo em todo o Grande ABC e Capital.

O gerente de TI (Tecnologia da Informação) do Diário, Fabio Vellucci, conta que há uma grande elevação nos acessos pelos sistemas operacionais dos mobiles. “Em momentos do dia, o site chega a ultrapassar mais de 10 pontos percentuais nas conexões nos desktops. As métricas de acessos atuais dos principais sistemas estão em: 48,73% Windows, Macintosh 0,95%, Linux 0,86% e outros 0,04%. Já nos mobiles são: 37,79%, IOS 9,35%, Windows Phone 1,82% e outros 0,46%”.


SITE E LAYOUT

O site do Diário teve grandes transformações ao logo desses 20 anos, principalmente com relação ao layout. As mudanças e evoluções se deram principalmente por conta de melhorar a qualidade de entrega e apresentar o conteúdo de maneira que chame a atenção do leitor. Atualmente, o site é mais simplificado, minimalista e com mais informações na página, sempre levando em conta a hierarquia de importância das notícias.

Responsável por todo o desenvolvimento de sistemas on-line, Leonardo Lima conta que, em 2007 aproximadamente, o site apresentava um layout dividido por colunas, e isso prejudicava quando os editores do site queriam, por exemplo, colocar alguma imagem. “Em reuniões com a equipe do DOL da época, ficou definido que faríamos todo o layout baseado em linhas e não mais colunas. Criamos templates e dentro deles tínhamos uma linha e dentro da linha poderíamos ter colunas ou não. Depois disso, tudo ficou mais fácil para a edição e programação, levando em conta o fluxo de publicação para o pessoal de conteúdo e desenvolvimento de sistemas”.

A mudança foi necessária pela rotatividade de informação, a valorização da imagem, do vídeo e da publicidade. Para isso, conforme a linguagem tecnológica, foram feitos estudos de mapa de calor e de layouts da concorrência para transformar na distribuição de mídia que se tem hoje, que é padrão de grandes sites.


VIRTUAL PAPER

Há aqueles que não dispensam o bom e velho jornal, mas o preferem de uma maneira mais moderna. O site do Diário conta com o ‘Diário Virtual’, partindo da ideia de que o assinante possa ler o jornal de qualquer lugar que ele esteja. Também é possível abrir a mesma assinatura em três dispositivos diferentes ao mesmo tempo, assim o marido pode ler no trabalho e a mulher, em casa, por exemplo. “A princípio, disponibilizávamos um PDF da capa para o internauta baixar. Em 2008, houve uma grande mudança de layout no site, no qual também incluímos o Diário Virtual como conhecemos hoje”, detalha o gerente de TI do Diário, Fabio Vellucci.

A ferramenta é disponibilizada gratuitamente aos assinantes do Diário impresso, mas pode ser adquirida independentemente do impresso.

DGABC SOLUTIONS E
A CRIAÇÃO DE LAYOUTS
PARA PARCEIROS

Caroline Garcia & Kelly Zucatelli

A expertise que o Diário foi adquirindo para melhor dispor os layouts e conteúdos na plataforma digital fez com que, em meados de 2001, fosse criada a DGABC Solutions, uma empresa braço do Diário OnLine, especializada no desenvolvimento de sites (da criação de planos comerciais e estratégicos até o abastecimento com conteúdo do site).

Com a disponibilização do serviço para as empresas, o Diário passou a oferecer o acesso cooperativo à internet, com entrada para internet 24 horas por dia, sem depender da linha telefônica.

O editor executivo e gerente da internet do Diário OnLine na época, Carlos Serrão, lembra que a busca por anúncios sempre foi uma meta a ser alcançada. “Aliás, ainda é o maior desafio para quem milita na internet e não é gigante. Desenvolvíamos o site para o cliente e ele tinha bonificação de anúncio no DOL. Como poucos tinham sites na época, funcionou. Tanto que criamos um núcleo especializado nisso, a DGABC Solutions

Além do site de notícias em tempo real, o Diário OnLine se destacou na prestação de serviços e desenvolvimento de projetos e consultoria para várias empresas, focando o mercado da região.

A DGABC Solutions executou o projeto e participou da implantação de sites de várias empresas e órgão públicos do Grande ABC. Entre eles, o Shopping ABC, o ABC Plaza Shopping, Câmara Municipal de São Bernardo, Câmara Municipal de São Caetano, Hotel Plaza Mayor e o departamento de trânsito de São Bernardo.

WEB JORNALISMO E A VISÃO MODERNA DE LEVAR A INFORMAÇÃO

Amanda Costa (Especial para o Diário)

Para professores de webjornalismo, a agilidade em oferecer conteúdos on-line nos sites, portais e redes sociais dos veículos de comunicação conta com o desafio que as empresas estão tendo de encontrar maneiras de viabilizar economicamente a manutenção desses produtos, sem colocar em risco a qualidade de atuação.

A condução do trabalho na internet requer acompanhamento constante dos avanços tecnológicos e independência editorial, livre de qualquer vínculo com governos e anunciantes, a ponto de comprometer a imparcialidade.

O Jornalismo é amplo, mas sem dúvidas a internet é a que mais cresce. Por conta disso, é dever do Ensino Superior estar em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho. “É fundamental que disciplinas ligadas à prática do Jornalismo na internet apareçam nas matrizes curriculares dos cursos de Comunicação. O aluno só tem a ganhar se melhor compreender as características da web e conseguir explorá-las para aperfeiçoar cada vez mais sua atuação”, explica o professor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Luciano Cruz.

Não basta mais dominar apenas uma mídia: o jornalista que sai em busca de reportagem muito provavelmente será pautado a escrever seu texto, mas também a produzir vídeos do local, sonoras dos entrevistados e por aí vai. A internet torna o produto jornalístico mais rico e dinâmico.

O estudante de Jornalismo necessita buscar uma formação plena. “O futuro profissional precisa dominar ferramentas técnicas e estar sempre atento às novidades. Se ele (aluno) não estiver adaptado, dificilmente conseguirá se inserir no mercado de trabalho”, enfatiza o professor da Universidade Metodista Wesley Carlo Fernandes Elago.

As plataformas digitais são um imenso reservatório de informações e ainda tem muito a ser explorado. O jornalista que pretende focar-se nas novas mídias deve se aprofundar e conhecer cada vez mais as especificidades dessa área, além de aprender novas habilidades e adquirir competências para aperfeiçoar seu trabalho, direcionando-o ao público ‘conectado’. O mundo está em constante evolução e é dever dos jornalistas acompanharem essa demanda, adaptando-se tanto às novas mídias quanto ao gosto dos leitores.

Leitores querem saber mais sobre serviços essenciais no site do Diário

Marília Montich

A maioria dos leitores do Diário OnLine gostaria de ter acesso a mais reportagens sobre serviços essenciais nas cidades em que moram, como Saúde, Educação e transporte. É o que revela resultado de enquete disponibilizada no site durante um mês e meio.

Ao todo, 574 opiniões foram registradas entre os dias 1º de julho a 15 de agosto. Cento e oitenta e oito pessoas (32%) disseram que os temas acima são os que mais que lhes interessam. Hoje, tanto as versões on-line como imprensa se dedicam à cobertura dos assuntos em questão, porém fica claro anseio pela maioria dos internautas de ter ainda mais acesso a esse tipo de conteúdo, que trata de questões básicas que interferem no dia a dia de qualquer cidadão.

Em seguida, com 157 votos (27%), aparece a preferência por futuras análises políticas e econômicas dos fatos regionais. Temática mais amena está em terceiro lugar, representada por roteiros turísticos regionais, com 98 votos (17%).

Dicas culturais (42 votos) e reportagens sobre universo pet (41 votos), ambas representando 7% do total, vêm em seguida, evidenciando o desejo por conteúdo voltado a entretenimento e estilo de vida.

No fim da lista surge o interesse por reportagens sobre gastronomia, com 27 votos (4%), e sobre moda, beleza e comportamento, com apenas 21 votos (3%).

Atender às demandas do leitor sempre foi uma preocupação do Diário. Informações como as obtidas por meio dessa pesquisa são essenciais para que a empresa continue atenta à sua responsabilidade em agradar um público cada vez mais exigente.

EQUIPE ATUAL DIÁRIO ONLINE

Fazer parte de um site que comemora 20 anos de existência não é para qualquer um.
Leia abaixo depoimentos da equipe de jornalistas responsáveis por colocar o Diário OnLine no ar hoje:

  • Amanda Costa

    estagiária (especial para o Diário)

    O Diário OnLine é minha primeira experiência com o Jornalismo, meu primeiro estágio e contato com esse ‘mundinho’ que escolhi viver. Estou aqui há pouco tempo e a cada dia adquiro novos aprendizados. A cada dia um desafio diferente, que me torna melhor e me faz crescer como profissional. É uma honra fazer parte e poder comemorar esses 20 anos!

  • Caroline Garcia

    repórter

    Entrei no Diário como estagiária no impresso e, logo depois, passei para o time do Diário OnLine, no qual estou há três anos. No DOL, percebi a importância do imediatismo na internet e pude sentir a responsabilidade de colocar no ar, com rapidez e sem perder a credibilidade, fatos que são de interesse público. Apesar de trabalhar com informações que ficam ‘velhas’ a todo instante, acredito que a internet é o futuro do Jornalismo e é o que tenho prazer em fazer e continuar fazendo.

  • Daniel Tossato

    repórter

    Sou cria do jornalismo impresso. Toda minha vida profissional, até começar a fazer parte da equipe do Diário OnLine, foi traçada dentro do jornal de papel. Fazer parte de um dos pioneiros do webjornalismo traz uma enorme satisfação profissional. O imediatismo das notícias é a grande jogada do jornalismo on-line e no DOL isso flui naturalmente. Isso se deve ao conjunto de profissionais competentes que formam atual equipe do Diário OnLine. Que venham mais 20 anos.

  • Isabela Treza

    estagiária (especial para o Diário)

    Quando saímos da nossa realidade para conhecer um pouco da história de quem está ao nosso lado exercemos a humanidade, e é isso que o Diário OnLine me proporciona. Entre tantas reportagens digitadas, existem inúmeras histórias e partilhas, que transformei em ensinamentos para a minha vida. Aqui vivo a reciprocidade de fornecer informações e recebê-las, gerando conhecimento mútuo. A plataforma viabiliza a interatividade que vai além de fatos, mas testemunhos de uma população que carece de atenção por suas necessidades, sejam elas materiais ou simples partilhas no portão. Como a minha função aqui dentro diz, estou apenas em um estágio, porém, a fase é impulsionante, pessoal e profissionalmente dizendo.

  • Kelly Zucatelli

    editora

    Trabalhar com a internet tem sido um desafio cada vez mais audacioso e de tamanha responsabilidade para nós, jornalistas. De maneira instantânea, buscamos o que há de mais atual e necessário para informar a sociedade dos acontecimentos em todos os sete municípios do Grande ABC, no Estado de São Paulo e no Brasil. Alimentar o site do Diário significa buscar as necessidades das populações dessas cidades (cerca de 2,8 milhões de habitantes, só na região), e fazer com que elas possam interagir conosco e ver o resultado das suas sugestões de pauta em formato de reportagens, que levam uma resposta para seus anseios na Educação, Saúde, Transporte e outras áreas. Ser um intermediador e prestador de serviço para melhor qualidade de vida de todos é o nosso dever nesse ambiente digital, em que transitam milhões e milhões de pessoas por minuto. Nada teria resultado tão satisfatório se não fosse também a sintonia da equipe para oferecer o melhor e mais ético Jornalismo.

  • Marília Montich

    repórter

    O Diário OnLine representa tudo o que aprendi em relação a jornalismo digital. Foi aqui o meu primeiro contato com produção de textos para internet e edição de páginas. Entrei como estagiária, em 2008, e logo me identifiquei com a agilidade que o processo exige. Me sinto honrada por, ao longo desses oito anos de casa, ter estado ao lado de excelentes profissionais, que tanto me ensinaram e inspiraram. Amizades que levo para a vida nasceram nesse período. Hoje, junto a uma equipe mais enxuta do que no passado, porém não menos dedicada e competente, tenho certeza de que dou o meu melhor todos os dias para oferecer cada vez mais conteúdo de qualidade ao leitor. Que venham mais 20 anos de história!

COLUNAS E BLOGS DIRETO
DA ABA NO SITE

Isabela Treza (Especial para o Diário)

Por definição, coluna é um artigo escrito por um jornalista ou especialista em algum assunto, normalmente em primeira pessoa, com opiniões pessoais sobre o ponto abordado. A partir de 1996, o Diário passou a contar com colaboradores que escrevem diariamente ou semanalmente sobre várias áreas para as editorias do produto impresso. Todo esse material também pode ser lido na versão digital.

A ação foi inovadora não apenas para os interessados na leitura das colunas, mas também para os próprios colunistas, que ao se depararem com seus textos na internet precisaram se adequar à transição de linguagem e adaptação.

Uma das colunas que mais tiveram impacto com a moldagem foi o Obituário, escrito pelo jornalista Ademir Medici, que informa os falecidos do dia na região. “São vários os casos de famílias separadas pela geografia que se encontram nestes momentos de dor. O milagre da internet torna o Grande ABC universal, nos bons e maus momentos. Para nós, repórteres, crescem as responsabilidades. O que é sempre bom”, revela.

Atualmente, o Diário OnLine conta com 19 colunas e quatro blogs, que são disponibilizados na aba superior direita do site, passando por mudanças diárias.

COLUNISTAS

Ademir Medici

"Se os ‘Santos do Dia’ não podem faltar, nem as efemérides, o salto de qualidade do on-line é percebido em todas as áreas da página Memória via mundo – de resto, o que ocorre com todas as demais editorias deste Diário mais do que cinquentão."

Carlos Brickman

"A internet na imprensa, da qual este DGABC é um dos pioneiros, e dando-me o orgulho de ser seu colunista, virou o jogo. Agora, a informação busca seu consumidor, é levada a ele por amigos, conhecidos, por outros veículos de comunicação, por mais longe que estejam."

Cíntia Bortoto

"Importância do Diário Online é enorme. Parabéns por estes 20 anos! As pessoas que buscam minha coluna em geral buscam on-line. O maior jornal regional do Brasil seguiu a tendência de deixar o leitor informado em canais compatíveis com as gerações que estão chegando, a Y e a Z."

Carlos Boschetti

"O Diário Online sabe que o leitor está disposto a pagar por jornalismo de qualidade. Vemos as assinaturas on-line dos grandes jornais em crescimento e a circulação do impresso cada vez menor. Seguindo a tendência do consumer first, encontramos por aqui prestação de serviço e jornalismo de qualidade todos os dias nesses 20 anos."

BLOGUEIROS

Seri

"Manter um blog é um exercício de jornalismo diário. Embora meu trabalho seja exclusivamente o desenho de humor, me preocupo em renovar constantemente o que ofereço aos leitores do Diário Online. Reproduzo no humordoseri.blogspot.com minhas tiras, charges e ilustrações publicadas também no veículo impresso, sempre tendo em mente que estou comunicando algo sobre o cotidiano comum. O resultado dessa nova experiência tem sido gratificante e surpreendente, pois, com o suporte que venho tendo da equipe do DOL, os acessos do meu site têm crescido frequentemente."

Luiz Carlos Fernandes

"Sou ilustrador, chargista, cartunista, caricaturista, escultor e quadrinista. Autodidata, gosto muito das artes manuais e de literalmente, pôr a mão na massa. Tenho 56 anos, e posso dizer que sou das antigas e que pelo menos 36 anos da minha vida não precisei de computador. Para mim, era uma coisa estranha à minha profissão, até o dia em que não deu mais para viver sem ele. Hoje sou dependente do computador para agilizar o meu trabalho e dependo das redes sociais para divulgação. Uso o blog do DOL como um portfólio, onde fica fácil para qualquer interessado pesquisar."

WebTV do Diário completa quatro anos com muita interatividade e compromisso

Juliana Bontorim

A era digital nos surpreende a cada dia com a agilidade de recebermos notícias e ainda sermos parte dela. O Diário entende a necessidade e soma esforços para prover ao assinante e leitor todas as formas possíveis para que recebam seus assuntos de interesse. Foi com esta vertente que o projeto teve início há oito anos, com a produção de alguns vídeos para atender esta demanda pelo visual.

Com presença na cobertura de diversos acontecimentos na região, inciamos com a DGABC TV a construção de um trabalho pautado na diversidade e na busca pela informação em várias escalas. Em 2011, dei meus primeiros passos neste periódico, e a conversa de ampliar o conteúdo televisivo começou a ganhar proporção. Uma equipe estava por trás disso e, então, assumi a parte editorial, finalizando a formatação de programação.

As conversas para determinar nomes de programas, bem como os enfoques jornalístico e comercial dado para eles, foram feitas em conjunto com a diretora-geral do Diário, Lidiane Fernandes Pinto Soares, que abordou vários pontos práticos para a concretização da conquista. Em 25 de abril de 2012, colocamos no ar em nosso site (www.dgabc.com.br) o DGABC TV. “Acreditamos que a junção de mídias oferece à nossa região oportunidades de ter a qualidade que ele merece”, comenta Sérgio Vieira, diretor de Redação do Diário, que acompanhou passo a passo, desde a compra dos equipamentos de ponta até a construção de um estúdio, com toda estrutura necessária para promover a qualidade já costumeira de nosso jornal.

CANAIS E PROGRAMAS

Semanários começam a ganhar corpo, como Auto Diário, que aborda avaliações de automóveis, novidades do setor e dados econômicos da área.
O DGABC Mix estampa a cultura da região, mas também passeia por dicas de séries, shows e muito mais. Já o DGABC News vem com o factual. Acidentes, buracos de rua, assaltos e muito mais ganham parte neste link.

O Opinião é a referência em política. Várias personalidades e personagens respondem às perguntas do apresentador sobre questões relevantes à população. No caminhar integramos novas atividades, como o InForma, que traz questões de qualidade de vida para o dia a dia. Reportagens sobre exercícios físicos, entre outros. Ainda atemporais, exibimos gravações sobre o universo imobiliário, décor, eventos e muito mais.

Reuniões foram feitas para propiciar um grande passo para o jornal. Em outubro de 2012, colocamos durante sete dias, debates ao vivo com candidatos aos governos da região. Ancorados em universidade, transmitimos via internet programa, com média de três horas, feito com muita qualidade técnica e aportado pela equipe de tecnologia do Diário. Com o sucesso da primeira fase, veio o segundo turno das votações e nós continuamos a desempenhar nosso papel como difusor de cidadania. Fizemos mais uma vez ao vivo e levamos à população o que ela precisava ouvir e ver para tomada de decisão.

O Diário completou 58 anos em maio e está cada dia mais fortalecido com a interação entre as mídias. “Não podemos imaginar o trabalho do jornalismo sem essas ferramentas tão dinâmicas e modernas para interagir com o leitor. Todo o trabalho realizado pela DGABC TV fortalece a prestação do dever de informar, com muita qualidade por meio de produções de áudio e vídeo”, conta Kelly Zucatelli, que comanda todo o trabalho on-line na casa e ainda ressalta a relevância da temática para as questões comerciais.

Neste quesito, nossa região é um polo consumidor importante de mídias digitais. A equipe publicitária formata e entrega ao cliente oportunidade de estar em todos os focos para o público final. “Neste quesito, nossa região é um polo consumidor importante de mídias digitais. Cada vez mais, clientes e agências têm demandado dos veículos de comunicação uma participação maior na construção da estratégia de entrega de mídia de suas campanhas. Por isso temos investido fortemente para que a equipe comercial do DGABC esteja pronta para prestar consultoria aos nossos parceiros comerciais, mostrando conhecimento no seu território de atuação (Grande ABC), além das melhores formas de explorá-lo”, explica o gerente comercial da empresa, André Chear

Para encerrar nosso histórico com a webTV, celebramos os quatro anos de trabalho lançando mais um produto. O Diário Esportivo, com os jornalistas da Redação Dérek Bittencourt, Angelo Verotti, Anderson Fattori e Felipe Simões. Valorizando ainda mais o contexto esportivo na região, o quarteto reúne convidados para debater as modalidades. É assim, portanto, que oferecemos a você que está nos lendo o melhor produto regional, porque fazemos de tudo para respeitar e colocar sua necessidade em evidência em nossa empresa. Para entrar em contato com o departamento é só mandar e-mail para dgabctv@dgabc.com.br

Equipe: Editora de conteúdo da webTV e colunista social do Diário e da Revista Dia-a-Dia: Juliana Bontorim • Estagiários: Amanda Guilhen, Stefanie Sterci e Vinicius Albino • Cinegrafista: Vicenzo Varin

Prefeitos da região ressaltam
a importância do Diário OnLine
para o trabalho público

Kelly Zucatelli

O importante papel de informar e colaborar para a formação da opinião pública, assumindo a postura intermediadora entre a população e as administrações públicas, também é ressaltado pelos prefeitos da região, no mês em que no Diário OnLine completa 20 anos. Dos sete prefeitos, apenas Luiz Marinho (PT) de São Bernardo, não se manifestou.

Para os gestores, a dinâmica de interação na internet, por meio do site do veículo de comunicação e das redes sociais, é necessidade do mundo atual, que favorece que as pessoas tenham informação de modo instantâneo e possam interagir de maneira democrática e cidadã.

  • Carlos Grana (PT)

    Prefeito de Santo André

    “Os veículos de comunicação são importantes ferramentas na construção da opinião pública, na fiscalização e divulgação de ações do poder público. Pois se de um lado eles ampliam o alcance de nossas ações, para que mais pessoas fiquem sabendo do que acontece na cidade, de outro fiscalizam o poder público, dando sugestões e fazendo críticas, consolidando-se como mais um meio de avaliarmos nossa gestão. Com o Diário Online, que completa seus 20 anos, a atuação do veículo se intensifica, sobretudo pelo dinamismo que a internet proporciona e capacidade de interação de diversos meios: texto, vídeos, áudios e fotos, garantindo mais rapidez na divulgação das informações e interatividade com o público, que pode comentar, curtir ou compartilhar.”

  • Donisete Braga (PT)

    Prefeito de Mauá

    “O direito à informação é garantido pela Constituição Federal, mas, além disso, os veículos de comunicação aproximam administração pública e população. A comunicação desenvolvida pelo Diário Online com responsabilidade é uma importante ferramenta para fortalecer a democracia e a cidadania. Nosso trabalho é realizado no dia a dia, mas em muitos momentos o poder público não consegue alcançar 100% da cidade e os veículos de comunicação fazem este papel divulgando nossas ações e, em alguns casos, trazendo demandas pertinentes para serem resolvidas.”

  • Gabriel Maranhão (PSDB)

    Prefeito de Rio Grande da Serra

    “Os veículos de comunicação são fundamentais para o poder público, uma vez que são o reflexo da opinião popular. Funcionam como uma espécie de termômetro, mostrando pontos a melhorar e aspectos que estão indo bem na administração, impactando, muitas vezes, nas decisões a serem tomadas.”

  • Lauro Michels (PV)

    Prefeito de Diadema

    “Como toda sociedade democrática os veículos de imprensa são essenciais no fortalecimento das instituições. Por isso, procuramos atender todas as solicitações dirigidas à Prefeitura por entendermos a importância que a imprensa tem, não apenas informando à população, mas contribuindo para formação de opinião. Isso só aumenta a responsabilidade dos veículos que devem se pautar na ética, trabalhando informações relevantes para sociedade e de forma transparente e fiel aos fatos.”

  • Saulo Benevides (PMDB)

    Prefeito de Ribeirão Pires

    “Parabenizo o jornal Diário do Grande ABC pelos 20 anos on-line. Toda mídia que usa ferramentas da ética como princípio é importante para os municípios, um espaço para proliferar as questões de interesse público.”

  • Paulo Pinheiro (PMDB)

    Prefeito de São Caetano

    “Um veículo de comunicação não sobrevive aos dias de hoje sem dinamismo. Está é uma característica latente do Diário Online. Ao longo das décadas, o jornal teve competência para se reinventar, aliando a tradição do impresso à presença na internet e nas redes sociais. Desta forma, se adaptou às exigências do leitor, cada vez mais sedento por informações instantâneas. Em todas estas mídias, segue cumprindo o seu dever como uma forma de responsabilidade social, que é levar a notícia aos moradores da região de forma transparente e fiel. De fato, coloca a população do Grande ABC em primeiro lugar. Parabéns!”