A Reserva Suvinil, no ABC, conta com cinco nascentes, que formam pequenos córregos e alguns se juntam ao longo da paisagem para formar o Ribeirão do Soldado
Imagine encontrar uma floresta de Mata Atlântica exuberante dentro de um complexo químico no ABC. Essa é a proposta da BASF, líder global na área química, com o Programa Mata Viva®, que celebra 40 anos de dedicação de proteção da biodiversidade e ao meio ambiente. No Dia de Proteção às Florestas, comemorado neste 17 de julho, a BASF mostra como é possível conciliar a produção industrial a preservação da natureza com suas duas florestas corporativas na cidade de São Bernardo do Campo.
O Programa Mata Viva® da BASF foi criado em 1984 para proteger a qualidade da água, conservar o solo e preservar a vegetação nativa por meio da restauração dos ecossistemas presentes nas fábricas, mostrando o pioneirismo da empresa em desenvolver uma área verde própria, quando a discussão sobre florestamento ainda se resumia em seguir a legislação.
Após o estabelecimento de uma primeira reserva na região do rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, SP, mais de 875 hectares de mata nativa foram restaurados no Estado de São Paulo e outros estados. A BASF, por meio do Programa Mata Viva®, viabilizou o plantio de mais de 1,3 milhão de árvores nativas. Hoje, após 40 anos de história, somente nas áreas de florestas das fábricas BASF já foram registradas cerca de 200 espécies de árvores nativas e mais de 150 espécies de aves.
Saiba mais sobre os compromissos globais BASF.
O Programa está alinhado a alguns ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), como por exemplo o ODS 6 - água potável e saneamento, o ODS 13 - ação contra a mudança global do clima, e o ODS 15 - proteção da vida terrestre. Assim, a BASF trabalha para proteger ecossistemas, gerenciar de forma sustentável as florestas e promover a conservação da biodiversidade, contribuindo para um desenvolvimento econômico e ambiental sustentável.
Saiba mais sobre o Programa.
No ABC Paulista, a BASF mantém duas florestas corporativas importantes: a Reserva Suvinil, com 30 hectares, e a Reserva Mata Viva Batistini, com 20 hectares.
Oásis naturais em São Bernardo do Campo
A Reserva Suvinil, localizada no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes da BASF em São Bernardo do Campo, é um exemplo de iniciativa da indústria para preservação ambiental. Com uma área de 30 hectares de Mata Atlântica, a reserva está conectada à Floresta Atlântica da Serra do Mar, parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, reconhecida pela Unesco. A área preservada contribui significativamente para a retirada de CO2 da atmosfera, com uma estimativa de 5 mil toneladas de carbono, que corresponde à emissão de CO2 de um caminhão de 14 toneladas dando 104 voltas ao redor da Terra.
Em 2023, o estudo desenvolvido com a Fundação Eco+, OSCIP mantida pela BASF desde 2005, relativo à Reserva Suvinil foi reconhecido pela prefeitura de São Bernardo do Campo com a medalha de mérito ambiental, destacando a importância das ações da empresa para o reflorestamento e a preservação ambiental.
Além da Reserva Suvinil, a BASF mantém a Reserva Mata Viva Batistini, com 20 hectares de vegetação nativa. Um verdadeiro tesouro de biodiversidade, com espécies raras e uma rica variedade de flora e fauna. Ao todo, foram encontradas na região protegida 9 espécies de mamíferos e 65 espécies de diferentes tipos de aves. Além disso, foram encontradas 140 espécies de árvores, além de outras espécies de trepadeiras e herbáceas e até exemplares inusitados, como o da bela flor do tamarilho. A Reserva Mata Viva Batistini neutraliza, por sua vez, 3,6 mil toneladas de carbono.
Legado e Futuro de Sustentabilidade
A atuação do Programa Mata Viva® vai além da preservação ambiental. A BASF busca inspirar outras indústrias, parceiros, fornecedores, clientes e a sociedade a fazerem sua parte na construção de um futuro sustentável. Com ações que envolvem a comunidade local, o Programa promove a regeneração das florestas, melhorando a qualidade de vida nas cidades e no planeta como um todo.
Para a BASF, a sustentabilidade não é apenas uma opção, é o caminho a seguir. A empresa acredita que produção e sustentabilidade, comunidade e indústria, desenvolvimento econômico e proteção ambiental podem coexistir em harmonia. Com o Programa Mata Viva®, a BASF reafirma seu compromisso e sua história com a proteção do meio ambiente e a construção de um futuro sustentável para todos.
Conheça o Jeito E da BASF e saiba mais sobre as iniciativas da empresa para transformar o meio ambiente e a comunidade do ABC Paulista. Junte-se a essa causa no Dia de Proteção às Florestas e faça parte desse caminho de sucesso e sustentabilidade.