Tecnologia Titulo
Google Assistente agora responde a comandos abusivos ou inapropriados
Bianca Bellucci
Do 33Giga
04/05/2022 | 10:55
Compartilhar notícia


Nesta terça-feira (3), o Google anunciou que seu serviço de assistente de voz, Google Assistente, passará a responder de maneira incisiva a comandos abusivos. A medida foi adotada após uma pesquisa global mostrar que cerca de 2% das interações utilizavam termos inapropriados. A novidade chegou primeiramente aos Estados Unidos, no ano passado, e, agora, desembarca no Brasil.

Leia mais:
15 truques para aproveitar o Google Assistente em português
Aprenda a usar o Google para combater desinformação

Na prática, em vez de dizer que a mensagem não foi entendida – como era o padrão até então –, o Google Assistente agirá de acordo com o abuso cometido pelo usuário. Se for um comando inadequado, como perguntar se a inteligência artificial é casada ou mesmo pedir nudes, ela responderá de maneira humorada, uma vez que há uma menor agressividade, e alertará que esse comportamento pode incomodar pessoas na vida real.

Porém, caso a fala seja explícita, envolvendo xingamentos diretos, bem como conotação sexual, misógina, racista, homofóbica ou com palavrões, o Google Assistente repreenderá o usuário de maneira mais rígida, com respostas como “Não fale assim comigo” ou “O respeito é fundamental em todas as relações, inclusive na nossa”.

Em um primeiro momento, os comandos abusivos estão sendo identificados e catalogados manualmente por uma equipe do Google. A expectativa é que um algoritmo possa assumir o papel no futuro. Também há planos para expandir a iniciativa para outros países.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;