Tecnologia Titulo
Aprenda a calcular o consumo de combustível do seu veículo
Por Da Redação
Do 33Giga
30/11/2023 | 16:55
Compartilhar notícia


Medir o consumo de combustível dos veículos é uma prática fundamental para controlar os gastos e entender o impacto financeiro da condução diária. Não há nada pior do que conseguir o carro ou moto desejada e perceber que o custo gerado pesa muito no bolso.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Pensando em ajudar os motoristas, 33Giga e Zapay trazem informações sobre como fazer esse cálculo.

Como calcular

Para calcular o km por litro, é preciso saber a distância total percorrida e dividir esse valor pela quantidade de litros necessários para encher o tanque. O cálculo pode ser representado pela seguinte fórmula:
km percorridos ÷ litros abastecidos = quilometragem por litro

Para exemplificar, se o condutor percorreu 800 km e precisou abastecer 68 litros, o veículo teve um consumo de 11,76 km/l.

A Zapay disponibiliza gratuitamente uma calculadora para ajudar os motoristas neste cálculo: clique aqui para calcular.

É importante lembrar que esse rendimento pode variar, pois depende de inúmeros fatores – o tipo de combustível utilizado, o terreno percorrido (rodovia, cidade, estrada de terra), a calibração dos pneus, a velocidade do veículo e a frequência de aceleração.

Outras formas de cálculo

Há outras maneiras de fazer esse cálculo, adaptando as necessidades de cada motorista. Caso esteja planejando uma viagem e deseja estimar os gastos com combustível, é possível obter resultados em litros ou em reais. Para calcular o custo de uma viagem de 200 km, basta multiplicar o consumo do veículo pelo preço atual do combustível que será utilizado.

Por exemplo, se o carro faz 10 km/l na estrada e o litro de gasolina custa R$ 5, basta dividir 5 por 10, o que resulta em R$ 0,50 por quilômetro. Em seguida, é preciso multiplicar esse valor pela distância total da viagem.

Como economizar combustível

Existem diversos fatores que influenciam no consumo de combustível. Para quem quer economizar, algumas práticas podem ajudar:

  • Evite hábitos que aumentam o seu consumo, como acelerações bruscas e manter o ar-condicionado no máximo quando estiver na cidade.
  • Manter os pneus calibrados ajuda na eficiência do veículo.
  • Durante viagens, manter os vidros abertos durante a condução, especialmente em alta velocidade, aumenta o consumo de combustível devido à resistência do ar. Nesse caso, o uso do ar condicionado é recomendado.
  • Outro fator que influencia é o peso excessivo no veículo. Manter objetos leves no porta-malas e evitar sobrecarga no veículo ajudam nessa economia.

Álcool ou gasolina?

No caso dos carros flex, é importante avaliar se a gasolina ou o etanol é mais vantajoso com base nos preços e na eficiência energética. O cálculo pode ser feito comparando o preço do litro de etanol com o da gasolina e seguindo a regra de que o etanol precisa ser inferior a 70% ou menos do preço da gasolina para ser mais econômico.

Compreender o consumo do combustível é importante na gestão financeira, assegurando que os gastos estejam sob controle e que o orçamento permaneça equilibrado. Entender o quanto o veículo consome, pode ajudar o condutor a tomar decisões financeiramente conscientes e evitar surpresas desagradáveis no final do mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;