Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Android 12: conheça as novidades do sistema e os modelos que devem receber a atualização

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Marcella Blass
Do 33Giga

06/10/2021 | 12:48


Após anúncio feito em maio durante a Google I/O, a Google lançou oficialmente o Android 12. Entre os principais destaques da novidade estão a interface Material You – que dá uma nova cara ao sistema operacional –, os recursos caprichados de privacidade e a utilização geral mais fluida.

Leia mais:
Como conectar fone Bluetooth no celular Android?
Proibidos: aplicativos que foram banidos pela Apple e pelo Android

Mais beleza e privacidade

Apesar de não trazer nenhuma grande nova ferramenta ou funcionalidade, a versão do sistema operacional  entrega bastante na otimização de aspectos visuais. O mesmo vale para elementos de sistema que são básicos, mas importantes, como a privacidade de câmeras e microfones.

Conhecido como Material You, um dos grandes destaques do Android 12 vai para o seu design, que recebeu uma repaginada total. Na prática, a novidade trabalha com uma paleta de cores personalizada que vai abranger elementos da tela de bloqueio às configurações e os aplicativos. Quem vai ditar a regra nesse sentido é o papel de parede usado pelo usuário, que servirá de base para toda a harmonização de tons do SO.

Além disso, ícones do sistema e widgets ganharam uma aparência mais moderna – com cantos arredondados e layouts responsivos. Já as animações da interface passaram a ser muito mais fluidas, gerando menos impacto no consumo de bateria.

Crédito: Divulgação/Google

No quesito privacidade e segurança, o Android 12 traz para o usuário um recurso que, por meio de indicadores coloridos no canto superior da interface, indicam se a câmera e o microfone estão em uso. Além disso, há um relatório dedicado a esses dois acessos por parte dos aplicativos instalado. Dessa forma, fica mais fácil monitorar e alterar permissões, se for necessário.

Meu aparelho vai receber o Android 12?

Como de costume no lançamento de um novo sistema Android, os smartphones Pixel (do Google) serão os primeiros a receber a novidade. A partir daí, os outros fabricantes começarão, aos poucos, a liberar a atualização para seus usuários.

É importante ter em mente que as fabricantes têm acesso ao sistema operacional “cru” e desenvolvem suas versões personalizadas – como é o caso da MIUI (Xiaomi), da One UI (Samsung) e da ZenUI (Asus). Por isso, é difícil prever em quanto tempo todos os ajustes ficarão prontos para os usuários.

A boa notícia é que muitos modelos receberam a versão Beta do Android 12. Por meio dela, as fabricantes têm coletado relatos de bugs e feito correções para melhorar a experiência. E todo esse trabalho dá esperanças de que a versão final do SO seja lançada em breve.

Entre os modelos que receberam a versão beta do Android 12 – e receberão a versão final – estão Asus Zenfone 8, OnePlus 9, Samsung Galaxy S21, Xiaomi Mi 11 (assim como as versões Pro e Ultra) e o Real GT. A expectativa é outros dos principais aparelhos lançados nos últimos anos também tenham acesso à atualização quando ela estiver disponível para todos os usuários.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;