Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Europa quer que todos celulares tenham entrada USB-C – até o iPhone

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Bianca Bellucci
Do 33Giga

24/09/2021 | 09:48


Nesta quinta-feira (23), a Comissão Europeia, divisão antitruste e reguladora da indústria da União Europeia (UE), divulgou uma proposta de lei que visa padronizar as portas de celulares, adotando a entrada USB-C. O objetivo é reduzir a quantidade de lixo eletrônico, uma vez que os usuários poderão reaproveitar cabos e conectores de tomada.

Leia mais:
Cabos e carregadores não originais são os responsáveis por 50% dos reparos em celulares
Testamos: por R$ 450, adaptador Anker USB-C 5 em 1 tem até suporte a cabo de rede
iPhone sem carregador? Procon-SP exigirá que acessório seja entregue para quem pedir

Além dos smartphones, a lei se estende a tablets, fones de ouvido, videogames, câmeras e alto-falantes. A proposta da Comissão Europeia ainda se mostra favorável à venda separada de carregadores. A justificativa é que a medida diminuirá a comercialização do item, consequentemente, reduzindo o impacto ambiental na produção e descarte do acessório.

Para virar lei, no entanto, a proposta de padronização da entrada USB-C precisa ser aprovada em votação no Parlamento Europeu. Caso isso ocorra, as fabricantes de dispositivos eletrônicos terão 24 meses para se adaptarem às novas regras.

É válido destacar que, se aprovada, a empresa mais impactada será a Apple. Apesar de já adotar a entrada USB-C em modelos mais novos de iPad e Mac, o iPhone segue com o conector Lightning para alimentar a bateria.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;