Na última quarta-feira (20), foi celebrado o Dia Nacional do Fusca. O dia 20 de janeiro foi escolhido para celebrar a data pois marca o início da produção do modelo no País, em 1959, na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP). Em 1986, a fabricação foi descontinuada, retornando em 1993, sendo definitivamente suspensa 3 anos depois, em 1996. Há ainda o Dia Mundial do Fusca, festejado em 22 de junho.
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VW Fusca
Carismático e com uma legião de fãs, o modelo segue em alta no mercado. Passados quase 25 anos do encerramento da produção do Fusca no Brasil, o modelo da Volkswagen segue reinando absoluto entre os saudosistas e entusiastas do país. Prova disso é que em 2020 o Fusca sagrou-se, mais uma vez, líder isolado entre os automóveis clássicos mais procurados, anunciados e vendidos na OLX.
“O Fusca continua vivo no imaginário dos brasileiros e isso se reflete nas buscas dos usuários da plataforma interessados em modelos antigos. Ele segue com folga no topo dos rankings em comparação com outros automóveis de época”, explica Flávio Passos, Vice-Presidente de Autos e Comercial da OLX. O “besouro” lidera as listas de procura, anúncios e vendas, com 25%, 24% e 24% do total de modelos clássicos, respectivamente.
No ranking dos 10 automóveis clássicos mais procurados na plataforma em 2020, o Chevrolet Opala, outro ícone da indústria automobilística nacional, aparece na 2º colocação (18%); seguido pelo Chevette (7%), modelo também fabricado pela Chevrolet, na 3ª posição. Outros dois automóveis da VW vêm na sequência: o Gol (6,7%), na 4ª colocação, e a Kombi (3,5%), na 5ª. A lista segue com o Buggy Bugre (3,1%), na 6ª colocação; e a perua Caravan (2,9%) também produzida pela Chevrolet, na 7ª; à frente do VW Voyage (2,9%), em 8º. O Ford Maverick (2,6%), ocupa a 9ª posição; com o pequeno 147 (2,4%), o primeiro automóvel fabricado pela Fiat no Brasil, na 10ª colocação.
O ranking de anúncios, por sua vez, traz o VW Gol (6,1%) em 2º lugar, seguido pelos Chevrolets Opala (5,44%) e Chevette (5,36%), em 3º e 4º, respectivamente, e pelo VW Voyage (3,5%), em 5º. O Monza (3,1%), outro modelo carismático da Chevrolet, surge na 6ª colocação, acompanhado pela Kombi (3%), em 7º. Dois ícones da Ford aparecem na sequência: Corcel (2,4%) e Escort (2,4%). Em seguida está a Chevrolet Caravan (2,3%).
Já no ranking dos modelos mais vendidos, os destaques ficam por conta do Gol (6,5%), Chevette (6,4%), Opala (5,4%) e Kombi (4%), que ocupam respectivamente o 2º, 3º, 4º e 5º lugares. Nas posições seguintes figuram o Voyage (3,4%), Monza (3,2%), Escort (2,9%), Uno (2,6%), outro modelo-símbolo da Fiat; e a Parati (2,1%), perua derivada do VW Gol.
Fusca mais procurado
Entre os Fuscas mais vendidos na plataforma, o modelo fabricado em 1975 é o mais negociado, com média de preço de venda de aproximadamente R$ 12,5 mil. Os Fuscas produzidos em 1970 e 1980 vêm em seguida, cotados em cerca de R$ 22 mil e R$ 13 mil, respectivamente.
Confira abaixo o ranking dos 10 modelos antigos mais buscados, vendidos e anunciados em 2020 na OLX:
Procura
Vendas
Anúncios
Modelo
%
Modelo
%
Modelo
%
1
Fusca
25%
Fusca
24%
Fusca
24%
2
Opala
18%
Gol
6,5%
Gol
6,1%
3
Chevette
7%
Chevette
6,4%
Opala
5,44%
4
Gol
6,7%
Opala
5,4%
Chevette
5,36%
5
Kombi
3,5%
Kombi
4%
Voyage
3,5%
6
Buggy Bugre
3,1%
Voyage
3,4%
Monza
3,1%
7
Caravan
2,9%
Monza
3,2%
Kombi
3%
8
Voyage
2,9%
Escort
2,9%
Corcel
2,4%
9
Maverick
2,6%
Uno
2,6%
Escort
2,4%
10
147
2,4%
Parati
2,1%
Caravan
2,3%
—
Na galeria, confira a evolução do VW Fusca durante a história.
Projetado por Ferdiand Porsche, um dos primeiros protótipos do Fusca já tinha desenho semelhante ao modelo de produção; portas abriam no sentido contrário, também conhecidas como suiçidas |Foto: Divulgação
Projetado por Ferdiand Porsche, um dos primeiros protótipos do Fusca já tinha desenho semelhante ao modelo de produção; portas abriam no sentido contrário, também conhecidas como suiçidas |Foto: Divulgação
Em 1938, antes da II Guerra Mundial, o Volkswagen já tinha suas linhas definitivas |Foto: Divulgação
Em 1938, antes da II Guerra Mundial, o Volkswagen já tinha suas linhas definitivas |Foto: Divulgação
Após o fim da guerra, em 1945, as primeiras unidades do Fusca começam a sair da linha de montagem de Wolfsburg, na Alemanha |Foto: Divulgação
Após o fim da guerra, em 1945, as primeiras unidades do Fusca começam a sair da linha de montagem de Wolfsburg, na Alemanha |Foto: Divulgação
Em 1949, os primeiros modelos do Fusca chegavam aos Estados Unidos |Foto: Divulgação
Em 1949, os primeiros modelos do Fusca chegavam aos Estados Unidos |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
Quatro anos mais tarde, em 1953, a Volkswagen chega oficialmente no Brasil, e passa a trazer unidades desmontadas do Fusca, montando-os em solo nacional na fábrica do Ipiranga |Foto: By Spurzem - Lothar Spurzem (Own work) [CC BY-SA 2.0 de], via Wikimedia Commons
Quatro anos mais tarde, em 1953, a Volkswagen chega oficialmente no Brasil, e passa a trazer unidades desmontadas do Fusca, montando-os em solo nacional na fábrica do Ipiranga |Foto: By Spurzem - Lothar Spurzem (Own work) [CC BY-SA 2.0 de], via Wikimedia Commons
Nessa época, o besouro tinha a janela dividida em dois |Foto: CC BY-SA 2.0 de, Link
Nessa época, o besouro tinha a janela dividida em dois |Foto: CC BY-SA 2.0 de, Link
Antiga sede da VW no bairro do Ipiranga, em SP |Foto: Divulgação
Antiga sede da VW no bairro do Ipiranga, em SP |Foto: Divulgação
Em 1959, com a inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o Fusca enfim passou a ser produzido nacionalmente, e com a janela traseira inteiriça |Foto: CC BY-SA 3.0, Link
Em 1959, com a inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o Fusca enfim passou a ser produzido nacionalmente, e com a janela traseira inteiriça |Foto: CC BY-SA 3.0, Link
Na linha 1961, o Fusca nacional ganhou as famosas setas nos para-lamas, substituindo as "bananinhas" nas laterais |Foto: Divulgação
Na linha 1961, o Fusca nacional ganhou as famosas setas nos para-lamas, substituindo as "bananinhas" nas laterais |Foto: Divulgação
Uma nova lanterna traseira, maior e com a seta mais visível |Foto: By Mark Hillary from Serra Negra, São Paulo, Brazil (1961 VW Fusca) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
Uma nova lanterna traseira, maior e com a seta mais visível |Foto: By Mark Hillary from Serra Negra, São Paulo, Brazil (1961 VW Fusca) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
Na década seguinte, os para-choques foram redesenhados, ficando menores em altura |Foto: Divulgação
Na década seguinte, os para-choques foram redesenhados, ficando menores em altura |Foto: Divulgação
Em 1970, novas lanternas foram lançadas, agora com a luz de ré incorporada no desenho |Foto: Divulgação
Em 1970, novas lanternas foram lançadas, agora com a luz de ré incorporada no desenho |Foto: Divulgação
VW Fusca 1500 |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSC00800.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
VW Fusca 1500 |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSC00800.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
Durante os anos 1970, a produção do Fusca bateu a marca de 1,5 milhão de carros produzidos |Foto: Divulgação
Durante os anos 1970, a produção do Fusca bateu a marca de 1,5 milhão de carros produzidos |Foto: Divulgação
No fim da década, em 1979 e com 20 anos de produção nacional, o Fusca recebeu lanternas maiores e circulares, que logo receberam o apelo de "Fafá", por causa da cantora Fafá de Belém |Foto: Reprodução/internet
No fim da década, em 1979 e com 20 anos de produção nacional, o Fusca recebeu lanternas maiores e circulares, que logo receberam o apelo de "Fafá", por causa da cantora Fafá de Belém |Foto: Reprodução/internet
Depois de ter a produção interrompida em 1986, o Fusca voltou em 1993, devido a um pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco; a produção se encerrou por completo em 1996 |Foto: Divulgação
Depois de ter a produção interrompida em 1986, o Fusca voltou em 1993, devido a um pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco; a produção se encerrou por completo em 1996 |Foto: Divulgação
VW Fusca "Itamar" |Foto: Divulgação
VW Fusca "Itamar" |Foto: Divulgação
Por mais que Fusca tenha mudado muito no Brasil ao longo dos anos, o País nunca recebeu a maior evolução do modelo. Nos anos 1970, ele recebeu diversas melhorias em alguns mercados, como nos Estados Unidos e na Alemanha, com para-brisa maior, suspensão mais moderna na dianteira (tipo McPherson), porta-malas maior e até injeção eletrônica |Foto: Murphy1303 [CC BY 2.5, GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons
Por mais que Fusca tenha mudado muito no Brasil ao longo dos anos, o País nunca recebeu a maior evolução do modelo. Nos anos 1970, ele recebeu diversas melhorias em alguns mercados, como nos Estados Unidos e na Alemanha, com para-brisa maior, suspensão mais moderna na dianteira (tipo McPherson), porta-malas maior e até injeção eletrônica |Foto: Murphy1303 [CC BY 2.5, GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons
O México foi o último País a encerrar a produção do Fusca, em 2003 |Foto: By Alfacevedoa - Own work, Public Domain, Link
O México foi o último País a encerrar a produção do Fusca, em 2003 |Foto: By Alfacevedoa - Own work, Public Domain, Link
Derivado do Golf de quarta geração, o New Beetle foi lançado em 1998 para ser a versão moderna do Fusca; ficou em produção até 2010, mas só veio ao Brasil como importado |Foto: Divulgação
Derivado do Golf de quarta geração, o New Beetle foi lançado em 1998 para ser a versão moderna do Fusca; ficou em produção até 2010, mas só veio ao Brasil como importado |Foto: Divulgação
VW New Beetle |Foto: Divulgação
VW New Beetle |Foto: Divulgação
Em 2010 uma nova tentativa de relançar o Fusca foi feita. A nova versão tinha visual mais esportivo, chegando ao Brasil em 2012 |Foto: Diuvlgação
Em 2010 uma nova tentativa de relançar o Fusca foi feita. A nova versão tinha visual mais esportivo, chegando ao Brasil em 2012 |Foto: Diuvlgação
VW Fusca |Foto: Divulgação
VW Fusca |Foto: Divulgação
VW Fusca |Foto: Divulgação
VW Fusca |Foto: Divulgação
VW Fusca |Foto: Divulgação
VW Fusca |Foto: Divulgação
VW Fusca |Foto: Divulgação
VW Fusca |Foto: Divulgação
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Na última quarta-feira (20), foi celebrado o Dia Nacional do Fusca. O dia 20 de janeiro foi escolhido para celebrar a data pois marca o início da produção do modelo no País, em 1959, na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP). Em 1986, a fabricação foi descontinuada, retornando em 1993, sendo definitivamente suspensa 3 anos depois, em 1996. Há ainda o Dia Mundial do Fusca, festejado em 22 de junho.
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VW Fusca
Carismático e com uma legião de fãs, o modelo segue em alta no mercado. Passados quase 25 anos do encerramento da produção do Fusca no Brasil, o modelo da Volkswagen segue reinando absoluto entre os saudosistas e entusiastas do país. Prova disso é que em 2020 o Fusca sagrou-se, mais uma vez, líder isolado entre os automóveis clássicos mais procurados, anunciados e vendidos na OLX.
“O Fusca continua vivo no imaginário dos brasileiros e isso se reflete nas buscas dos usuários da plataforma interessados em modelos antigos. Ele segue com folga no topo dos rankings em comparação com outros automóveis de época”, explica Flávio Passos, Vice-Presidente de Autos e Comercial da OLX. O “besouro” lidera as listas de procura, anúncios e vendas, com 25%, 24% e 24% do total de modelos clássicos, respectivamente.
No ranking dos 10 automóveis clássicos mais procurados na plataforma em 2020, o Chevrolet Opala, outro ícone da indústria automobilística nacional, aparece na 2º colocação (18%); seguido pelo Chevette (7%), modelo também fabricado pela Chevrolet, na 3ª posição. Outros dois automóveis da VW vêm na sequência: o Gol (6,7%), na 4ª colocação, e a Kombi (3,5%), na 5ª. A lista segue com o Buggy Bugre (3,1%), na 6ª colocação; e a perua Caravan (2,9%) também produzida pela Chevrolet, na 7ª; à frente do VW Voyage (2,9%), em 8º. O Ford Maverick (2,6%), ocupa a 9ª posição; com o pequeno 147 (2,4%), o primeiro automóvel fabricado pela Fiat no Brasil, na 10ª colocação.
O ranking de anúncios, por sua vez, traz o VW Gol (6,1%) em 2º lugar, seguido pelos Chevrolets Opala (5,44%) e Chevette (5,36%), em 3º e 4º, respectivamente, e pelo VW Voyage (3,5%), em 5º. O Monza (3,1%), outro modelo carismático da Chevrolet, surge na 6ª colocação, acompanhado pela Kombi (3%), em 7º. Dois ícones da Ford aparecem na sequência: Corcel (2,4%) e Escort (2,4%). Em seguida está a Chevrolet Caravan (2,3%).
Já no ranking dos modelos mais vendidos, os destaques ficam por conta do Gol (6,5%), Chevette (6,4%), Opala (5,4%) e Kombi (4%), que ocupam respectivamente o 2º, 3º, 4º e 5º lugares. Nas posições seguintes figuram o Voyage (3,4%), Monza (3,2%), Escort (2,9%), Uno (2,6%), outro modelo-símbolo da Fiat; e a Parati (2,1%), perua derivada do VW Gol.
Fusca mais procurado
Entre os Fuscas mais vendidos na plataforma, o modelo fabricado em 1975 é o mais negociado, com média de preço de venda de aproximadamente R$ 12,5 mil. Os Fuscas produzidos em 1970 e 1980 vêm em seguida, cotados em cerca de R$ 22 mil e R$ 13 mil, respectivamente.
Confira abaixo o ranking dos 10 modelos antigos mais buscados, vendidos e anunciados em 2020 na OLX:
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Modelo
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Modelo
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1
Fusca
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Fusca
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Fusca
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Opala
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Gol
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Opala
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Gol
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Opala
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Kombi
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Kombi
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Buggy Bugre
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Kombi
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Voyage
2,9%
Escort
2,9%
Corcel
2,4%
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Maverick
2,6%
Uno
2,6%
Escort
2,4%
10
147
2,4%
Parati
2,1%
Caravan
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Na galeria, confira a evolução do VW Fusca durante a história.
Projetado por Ferdiand Porsche, um dos primeiros protótipos do Fusca já tinha desenho semelhante ao modelo de produção; portas abriam no sentido contrário, também conhecidas como suiçidas |Foto: Divulgação
Projetado por Ferdiand Porsche, um dos primeiros protótipos do Fusca já tinha desenho semelhante ao modelo de produção; portas abriam no sentido contrário, também conhecidas como suiçidas |Foto: Divulgação
Em 1938, antes da II Guerra Mundial, o Volkswagen já tinha suas linhas definitivas |Foto: Divulgação
Em 1938, antes da II Guerra Mundial, o Volkswagen já tinha suas linhas definitivas |Foto: Divulgação
Após o fim da guerra, em 1945, as primeiras unidades do Fusca começam a sair da linha de montagem de Wolfsburg, na Alemanha |Foto: Divulgação
Após o fim da guerra, em 1945, as primeiras unidades do Fusca começam a sair da linha de montagem de Wolfsburg, na Alemanha |Foto: Divulgação
Em 1949, os primeiros modelos do Fusca chegavam aos Estados Unidos |Foto: Divulgação
Em 1949, os primeiros modelos do Fusca chegavam aos Estados Unidos |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
Quatro anos mais tarde, em 1953, a Volkswagen chega oficialmente no Brasil, e passa a trazer unidades desmontadas do Fusca, montando-os em solo nacional na fábrica do Ipiranga |Foto: By Spurzem - Lothar Spurzem (Own work) [CC BY-SA 2.0 de], via Wikimedia Commons
Quatro anos mais tarde, em 1953, a Volkswagen chega oficialmente no Brasil, e passa a trazer unidades desmontadas do Fusca, montando-os em solo nacional na fábrica do Ipiranga |Foto: By Spurzem - Lothar Spurzem (Own work) [CC BY-SA 2.0 de], via Wikimedia Commons
Nessa época, o besouro tinha a janela dividida em dois |Foto: CC BY-SA 2.0 de, Link
Nessa época, o besouro tinha a janela dividida em dois |Foto: CC BY-SA 2.0 de, Link
Antiga sede da VW no bairro do Ipiranga, em SP |Foto: Divulgação
Antiga sede da VW no bairro do Ipiranga, em SP |Foto: Divulgação
Em 1959, com a inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o Fusca enfim passou a ser produzido nacionalmente, e com a janela traseira inteiriça |Foto: CC BY-SA 3.0, Link
Em 1959, com a inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o Fusca enfim passou a ser produzido nacionalmente, e com a janela traseira inteiriça |Foto: CC BY-SA 3.0, Link
Na linha 1961, o Fusca nacional ganhou as famosas setas nos para-lamas, substituindo as "bananinhas" nas laterais |Foto: Divulgação
Na linha 1961, o Fusca nacional ganhou as famosas setas nos para-lamas, substituindo as "bananinhas" nas laterais |Foto: Divulgação
Uma nova lanterna traseira, maior e com a seta mais visível |Foto: By Mark Hillary from Serra Negra, São Paulo, Brazil (1961 VW Fusca) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
Uma nova lanterna traseira, maior e com a seta mais visível |Foto: By Mark Hillary from Serra Negra, São Paulo, Brazil (1961 VW Fusca) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
Na década seguinte, os para-choques foram redesenhados, ficando menores em altura |Foto: Divulgação
Na década seguinte, os para-choques foram redesenhados, ficando menores em altura |Foto: Divulgação
Em 1970, novas lanternas foram lançadas, agora com a luz de ré incorporada no desenho |Foto: Divulgação
Em 1970, novas lanternas foram lançadas, agora com a luz de ré incorporada no desenho |Foto: Divulgação
VW Fusca 1500 |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSC00800.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
VW Fusca 1500 |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSC00800.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
Durante os anos 1970, a produção do Fusca bateu a marca de 1,5 milhão de carros produzidos |Foto: Divulgação
Durante os anos 1970, a produção do Fusca bateu a marca de 1,5 milhão de carros produzidos |Foto: Divulgação
No fim da década, em 1979 e com 20 anos de produção nacional, o Fusca recebeu lanternas maiores e circulares, que logo receberam o apelo de "Fafá", por causa da cantora Fafá de Belém |Foto: Reprodução/internet
No fim da década, em 1979 e com 20 anos de produção nacional, o Fusca recebeu lanternas maiores e circulares, que logo receberam o apelo de "Fafá", por causa da cantora Fafá de Belém |Foto: Reprodução/internet
Depois de ter a produção interrompida em 1986, o Fusca voltou em 1993, devido a um pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco; a produção se encerrou por completo em 1996 |Foto: Divulgação
Depois de ter a produção interrompida em 1986, o Fusca voltou em 1993, devido a um pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco; a produção se encerrou por completo em 1996 |Foto: Divulgação
VW Fusca "Itamar" |Foto: Divulgação
VW Fusca "Itamar" |Foto: Divulgação
Por mais que Fusca tenha mudado muito no Brasil ao longo dos anos, o País nunca recebeu a maior evolução do modelo. Nos anos 1970, ele recebeu diversas melhorias em alguns mercados, como nos Estados Unidos e na Alemanha, com para-brisa maior, suspensão mais moderna na dianteira (tipo McPherson), porta-malas maior e até injeção eletrônica |Foto: Murphy1303 [CC BY 2.5, GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons
Por mais que Fusca tenha mudado muito no Brasil ao longo dos anos, o País nunca recebeu a maior evolução do modelo. Nos anos 1970, ele recebeu diversas melhorias em alguns mercados, como nos Estados Unidos e na Alemanha, com para-brisa maior, suspensão mais moderna na dianteira (tipo McPherson), porta-malas maior e até injeção eletrônica |Foto: Murphy1303 [CC BY 2.5, GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons
O México foi o último País a encerrar a produção do Fusca, em 2003 |Foto: By Alfacevedoa - Own work, Public Domain, Link
O México foi o último País a encerrar a produção do Fusca, em 2003 |Foto: By Alfacevedoa - Own work, Public Domain, Link
Derivado do Golf de quarta geração, o New Beetle foi lançado em 1998 para ser a versão moderna do Fusca; ficou em produção até 2010, mas só veio ao Brasil como importado |Foto: Divulgação
Derivado do Golf de quarta geração, o New Beetle foi lançado em 1998 para ser a versão moderna do Fusca; ficou em produção até 2010, mas só veio ao Brasil como importado |Foto: Divulgação
VW New Beetle |Foto: Divulgação
VW New Beetle |Foto: Divulgação
Em 2010 uma nova tentativa de relançar o Fusca foi feita. A nova versão tinha visual mais esportivo, chegando ao Brasil em 2012 |Foto: Diuvlgação
Em 2010 uma nova tentativa de relançar o Fusca foi feita. A nova versão tinha visual mais esportivo, chegando ao Brasil em 2012 |Foto: Diuvlgação