Setecidades Titulo Reivindicações
Trens da CPTM operam normalmente após cancelamento de greve

Funcionamento das linhas foi atualizado pela companhia às 10h06 desta quarta-feira (26)

Da Redação
26/03/2025 | 10:11
Compartilhar notícia
FOTO: Rovena Rosa | Agência Brasil


Os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) circulam normalmente nesta quarta-feira (26), após a categoria dos ferroviários decidir cancelar a greve que estava prevista para atingir as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. A informação foi confirmada pela empresa às 10h06.  


A paralisação havia sido aprovada em assembleia no último dia 20 como forma de protesto contra a concessão das três linhas para a iniciativa privada. No entanto, após uma audiência entre o Sindicato Central do Brasil e a diretoria da CPTM na Justiça do Trabalho nesta terça-feira (25), a categoria optou por um novo formato de manifestação.  


Os ferroviários decidiram não interromper os serviços e, em vez disso, utilizarão roupas pretas e dialogarão com os passageiros para expressar sua insatisfação com a privatização.  

Linha 10-Turquesa seguiu fora da greve  


A linha 10-Turquesa, que atende a região do Grande ABC, não havia aderido à greve desde o início. Seus trabalhadores são representados por outro sindicato, o STEFSP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo), que apoia as reivindicações da categoria, mas não havia decidido pela paralisação.  


Concessão das linhas  


O governo de São Paulo mantém para esta sexta-feira (28) o leilão do Lote Alto Tietê, que prevê a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade à iniciativa privada. O certame será realizado na B3, na capital paulista, e prevê um investimento total de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos.  


Segundo o governo estadual, a privatização tem como objetivo modernizar a operação ferroviária e proporcionar melhorias para os passageiros, incluindo a construção de oito novas estações, reformas nas 24 já existentes e a eliminação de passagens em nível. O plano também inclui investimentos na rede aérea e na implementação de novos sistemas tecnológicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;