VIVIA JANDO
VIVIA JANDO
VIVIA JANDO
A beleza que movimenta milhões

A busca da juventude eterna e da imagem perfeita remonta desde que o ser humano passou a conviver em sociedade e a ser notado por sua aparência e vitalidade. Atualmente, as redes sociais, o acesso das informações por tudo e todos, intensificaram ainda mais esta busca e a guerra contra o tempo e o espelho. O turismo vem acompanhando os interessados em deslocamento pela beleza e o bem-estar, ainda que de forma tímida e amadora. Sabido é que o [Leia mais]

15/04/2024 14:10
Notícias mais recentes |
VIVIA JANDO
Turismo com sabor de brunch

Quando turistas viajam para destinos como Las Vegas, Aruba ou Paris, comumente são abordados por guias locais ofertando ingressos para atrações e shows. Grande parte destes espetáculos é apresentada e encenada por drag queens – no passado, eram denominadas “transformistas”, hoje rebatizadas em uma versão mais atualizada, respeitosa e socialmente correta por drags . A busca pelo aculturamento local levam os turistas a teatros e casas de espetáculos, [Leia mais]

26/03/2024 11:59
VIVIA JANDO
Tudo como antes no Reino de Abrantes

Incrível como as faltas de memória e solidariedade do governo, da Justiça e das autoridades competentes com relação aos consumidores lesados do turismo brasileiro fazem com que as relações contratuais e a sustentabilidade da indústria do turismo se fragilizem a cada dia. Para quem faz parte desta onda de esquecimento, vamos refrescar a memória alertando que milhares e milhares de consumidores ainda brigam na justiça até o dia de hoje por indenizações [Leia mais]

18/03/2024 13:05
VIVIA JANDO
Carnaval passou. Porém deixou aprendizado.

Decretado o fim da marginalização do Carnaval brasileiro. O Brasil do Carnaval exportado, cujo ápice sempre foram as vedetes e os seus seios e bundas à mostra, na década de 1990, caiu em desgraça e desuso. O Carnaval do Brasil agora se divide em duas grandes vertentes: os tradicionais desfiles de escolas de samba, realizados principalmente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, que surgem na avenida com carros alegóricos, fantasias, bateria, [Leia mais]

28/02/2024 22:16
Coluna................
Yes, nós temos Carnaval

Foi dada a largada, e o turismo e os turistas já estão com os motores ligados. Se de um lado, a maior festa popular do Brasil, quiçá do mundo, é motivo de comemoração para muitos, de outro lado a organização, segurança e qualidade são colocadas em dúvidas. Durante anos, o Carnaval brasileiro, que ocorria nas ruas, blocos e salões, dependia muito mais da camaradagem, educação e da voluntária organização do próprio folião. O [Leia mais]

09/02/2024 11:45
VIVIA JANDO
As incertezas seguem a todo vapor

Ano após ano, notamos que os “intermediários” do turismo estão sofrendo a pressão da venda direta ao consumidor. Muitos hotéis, resorts, cias. aéreas, receptivos e locadoras de veículos estão ampliando, fortalecendo e estreitando sua comunicação com o cliente final. Por longas décadas os turistas necessitavam de intermediário para lograr suas férias e planejar passeios, passagens e hospedagens. O mais interessante, é que, mesmo pós internet e redes [Leia mais]

18/12/2023 14:12
VIVIA JANDO
As incertezas seguem a todo vapor

Nas últimas semanas, uma notícia tem gerado polêmica e divergência entre os consumidores e empresários: o fechamento de alguns shopping centers tradicionais, assim como as notícias de queda abrupta entre os frequentadores destes espaços. Em Curitiba, por exemplo, um dos maiores e mais queridos centro de compras encerrou suas atividades e pegou a todos de surpresa. Todavia, ressalta-se, a administração do shopping alega que o fechamento é por falta de [Leia mais]

15/11/2023 13:15
Coluna
Os navios estão chegando

Depois de um período como os vilões da saúde pública, os navios chegam com força total e prometem balançar, não literalmente, as águas brasileiras. Está aberta oficialmente a temporada 2023/2024.As cias. Marítimas, como Costa e MSC, iniciam a partir de novembro as viagens para os cruzeiristas. Ainda que sabido que os navios que chegam ao Brasil, de modo geral, trazem estrutura e serviços de segunda linha, mesmo assim são considerados queridinhos pelos [Leia mais]

30/10/2023 19:40
VIVIA JANDO
A credibilidade em foco

O turismo é um dos segmentos da economia que mais tem gerado desconfiança no mercado consumidor ao longo dos anos e acumula milhares de processos e reclamações sem soluções. Caso não saibam, ainda existem clientes que não foram reembolsados pelas empresas de turismo dos cancelamentos da pandemia, que já se encerrou há dois anos. A falta de um rigor político, somada à desorganização fiscal e à falta de uma punição exemplar com as empresas que lesam e [Leia mais]

11/10/2023 15:24
VIVIA JANDO
A temporada está chegando

Estamos às portas do fim de ano. Verão, férias e, automaticamente, os turistas atrasados que começam a planejar e organizar suas viagens. Falamos dos turistas de última hora, que são a maioria, já que os mais prevenidos compraram suas viagens de férias e verão logo no início do ano letivo, pois assim economizam e conseguem mais descontos pela compra antecipada. Esta regra só não está se aplicando a quem comprou com a 123Milhas. As agências de viagens [Leia mais]

03/10/2023 14:42
VIVIA JANDO
O que esperar do futuro?

O mercado de turismo segue imprevisível, até mesmo para os maiores estudiosos do segmento. Quem poderia imaginar um cenário tão complexo e incoerente? Durante a pandemia, o turismo sinalizou uma revolução no modus operandi . Os caminhos indicavam um fortalecimento das empresas OTA – On-line Travel Agency ou Agência de Viagens On-line – e, no contrafluxo, uma redução drástica das agências físicas. A estrada conduzia os investimentos em empresas [Leia mais]

11/09/2023 16:18
VIVIA JANDO
Turismo para fuga

O turismo tem como princípio básico levar o viajante a determinado lugar e retornar ao ponto de origem. Visitar, conhecer e desfrutar do local, armazenar belas fotos, aprendizado, história e, posteriormente, compartilhar com amigos, parentes e conhecidos. Em resumo, desfrutar do momento e, no regresso, voltar para a rotina. Entretanto, para alguns turistas, esta função primária sofreu releitura e vem se tornado alternativa como rota de fuga [Leia mais]

04/09/2023 13:32
Viviajando
123 agora é 171?

O mercado todo sabia, o governo sabia, os clientes sabiam, aos fornecedores sabiam, enfim, por que agora fazer cara de surpresa sobre a postura da 123Milhas? Sabe o que mais constrange? É quando querem nos fazerem crer que foram pegas de surpresa sobre o esquema de pirâmide. Um grande amigo, responsável pela segurança pública, usa um bordão muito providencial: “para cada golpista, vários oportunistas”. Quem faz surgir os golpistas, na verdade, são as [Leia mais]

23/08/2023 12:52
Viviajando
Destinos turísticos perdem identidade

Na última coluna publicada, tratamos de Fernando de Noronha e seu alto custo para tudo e todos. Narramos o quanto a ilha – ou melhor, os que dela tomaram posse – estava explorando o bolso do turista. Noronha hoje exibe um equilíbrio ambiental considerável e, no contrafluxo, um desequilíbrio financeiro ao viajante. Após a publicação, recebi várias mensagens sobre outros destinos no Brasil, que seguem pelo mesmo caminho. Já havíamos [Leia mais]

14/08/2023 14:31
VIVIA JANDO
Fernando de Noronha: paraíso infernal

Se existe um destino no Brasil que não pertence aos brasileiros, este se chama Fernando de Noronha. Local de belezas naturais, praias paradisíacas e muito sol, gratuitamente ofertados pela natureza, somente lhe permite acesso se você for artista, milionário, youtuber com milhões de seguidores ou otário perdulário. O custo de uma viagem para este destino se tonou algo tão assustador que beira a extorsão. O investimento para passar férias ou feriado [Leia mais]

24/07/2023 12:39
VIVIA JANDO
Os bons filhos à casa retornam!

Segundo a Bíblia, apenas um filho torna à casa do bom pai. No caso da CVC Turismo, esta semana, as mudanças generalizadas provam que vários filhos à casa podem e devem retornar. A CVC sempre foi conhecida e marcada pela gestão “caseira” da família Paulus e que cresceu aos olhos acirrados do “dono” e com a participação ativa do escudeiro Valter Patriani – que não pode dizer que fosse apenas o braço-direito, já que o restringiria, uma vez que esteve [Leia mais]

15/06/2023 19:13
VIVIA JANDO
Sucesso não depende de mudar uma pessoa, mas sim de mudar muitas atitudes

Nos primórdios do turismo, tínhamos as empresas com gestão caseira e independente. As viagens, as hospedarias, as cias. de ônibus e até as cias. aéreas eram individualizadas, com gestão própria, de um dono ou uma família, e estas definiam suas características, seus modus operandi e até seus valores com os clientes. Quem pertence ao turismo tem como referência o sucesso clássico da gestão individualizada, centralizada e organizada da Pousada do Rio [Leia mais]

29/05/2023 18:03
VIVIA JANDO
A vez da 123

Após anúncio do caos na Hurb – Hotéis Urbano, o setor começa a ouvir e se deparar com situações similares na empresa de plataforma de vendas on-line 123Milhas. A 123Milhas, que se apresentava em seus anúncios com o slogan “uma empresa que nasceu por ato de empatia”, cuja intenção era transparecer que o seu bussiness era somente aproximar clientes que possuíam milhas, e queriam se desfazer das mesmas, com turistas interessados em adquirir passagens [Leia mais]

16/05/2023 16:26
VIVIA JANDO
Hurb, luz amarela – Parte dois

A saga do turismo com o mercado de consumo segue pior que as notícias oriundas do planalto central. O caso da empresa Hurb – Hotéis Urbano –, que envolve a discussão do então CEO com um consumidor e a quebra de contrato com os clientes, reacendeu a luz amarela, quase vermelha, sobre o setor de viagens. Os clientes voltaram a ficar cautelosos com as aquisições, principalmente a longo prazo, pois não conseguem monitorar a saúde financeira das [Leia mais]

06/05/2023 11:04
Coluna
A Hurb deu o pontapé inicial

Esta semana o CEO da Hurb, empresa que iniciou suas atividades sendo Hotéis Urbanos, em plataforma de vendas on-line, e com um histórico de atividades que somam mais de 12 anos no turismo, se tornou pivô de discussão e noticiário negativo sobre a relação das empresas de turismo com empregados, fornecedores, clientes e associados. Eu não tratarei da mesma questão, pois o assunto foi amplamente discutido e apresentado por diversos meios de [Leia mais]

26/04/2023 16:17
VIVIA JANDO
Entrei de gaiato no navio...

A convite parcial de um amigo – digo parcial, porque paguei, com desconto, porém paguei – participei de uma viagem a bordo do navio Costa Fascinosa, equipamento da Costa Cruzeiros, por quatro dias, neste mês de abril. Sendo a proposta interessante, e eu estando com disponibilidade de tempo, embarquei. A viagem era temática, e de valores bastante exorbitantes, para os passageiros que pagaram, o que chamamos de tarifa cheia. Quando comparados com [Leia mais]

17/04/2023 14:59
VIVIA JANDO
Basílica de São Pedro, sim! Basílica de Nossa Senhora Aparecida, não!

Existem destinos, no Brasil e no mundo, que sempre são mencionados como rotas e ofertas, porém, a grande maioria dos brasileiros apenas ouviu falar ou leu sobre eles. Quando se fala em férias, verão e lazer, o que vem à cabeça dos turistas, na sua maioria, são praia e sol. É bem verdade que um país como o Brasil, com clima tropical e 7.500 quilômetros de costa e mar, não poderia ter outra conotação que não fosse essa. Está tudo certo! Também [Leia mais]

05/04/2023 16:41
VIVIA JANDO
Turismo rodoviário, a aposta de muitos

Tenho observado uma grande campanha e esforço das empresas de turismo para a retomada das viagens rodoviárias. A falta de bons acordos com companhias aéreas, a falta de assentos nas aeronaves, o não surgimento de novas empresas de aviação, somados aos preços altos dos bilhetes, estão forçando a criatividade reversa das operadoras e agências de viagens. Digo reversa uma vez que o turismo raiz, como tratado em colunas anteriores, já esteve entre os [Leia mais]

28/03/2023 16:29
VIVIA JANDO
Movimentação no turismo favorece clientes

O mercado do turismo brasileiro está trilhando um caminho muito interessante e favorável aos consumidores. A fragmentação, a diversidade e os novos investimentos no segmento estão facilitando e ampliando as aquisições de viagens. Assim como já ocorrera no Brasil, com relação ao sistema de telefonia, onde estávamos obrigados a consumirs tudo exclusivamente da Telesp, e dependíamos de um serviço monopolizado, deficitário e altamente custoso. Para quem [Leia mais]

20/03/2023 19:52
VIVIA JANDO
Como entender o turista brasileiro?

Pela milionésima vez, os turistas brasileiros, dentro do negacionismo e no contrafluxo das previsões climáticas, foram ao encontro das tempestades e em busca das chuvas torrenciais. A irresponsabilidade e a negligencia dos viajantes são surpreendentes quando se trata de feriados prolongados. A diversão acima de qualquer razão, coloca tudo e todos em risco. Recordemos o caso de Capitólio. Mesmo sabendo que todos os anos, as chuvas atingem [Leia mais]

06/03/2023 16:40

;