Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Retomada com segurança


Do Diário do Grande ABC

24/11/2021 | 23:59


A preservação da vida precisa ser premissa básica de qualquer governo. Desde o início da pandemia, muitas decisões foram controversas. Questões políticas e ideológicas colocaram as informações técnicas sob desconfiança. Até mesmo a vacina, uma conquista dos cientistas, virou objeto de disputa e tema para discussões acaloradas sobre marcas, efeitos e contraindicações.

Hoje, com o avanço da distribuição das doses, é fácil constatar que as substâncias funcionam. Basta ver a redução brusca no índice de pessoas infectadas pelo coronavírus e também a queda no número de mortos em razão da doença.

Passada essa fase, surge uma nova polêmica: será que chegou o momento de abolir o uso de máscaras em locais abertos? O governo do Estado julga que sim, a partir do dia 11. Justifica a decisão com base na estimativa de que até essa data, 75% dos paulistas estarão com a imunização completa.

Os prefeitos de cinco das sete cidades da região acham que ainda é cedo. Preferem aguardar até o fim do ano para depois liberar os moradores de usarem o item de proteção. A decisão tomada por eles encontra eco na opinião de médicos infectologistas, que criticaram a posição do Palácio dos Bandeirantes por receio de que a doença possa ganhar novo impulso, como vem ocorrendo na Europa, que se aproxima da quarta onda.

O governador João Doria, embora contestado em várias ocasiões durante a fase mais aguda da pandemia, inegavelmente lutou pelas vacinas e não exitou ao lançar mão de medidas impopulares. Agora, mais uma vez utiliza a ciência como base para tirar as máscaras. Lembra que o número de internações caiu 90% em relação ao pico da crise sanitária.

Há quase dois anos a população vem sendo submetida a sacrifícios em nome da vida. Neste momento, em que as coisas parecem voltar aos eixos, é preciso ter cautela. Retomar a rotina, mas com segurança. Sem precipitações. Este Diário defende uma retomada econômica com responsabilidade. E, principalmente, com segurança. Com respeito à vida. Mas, antes de tudo, com coerência nas decisões por parte do poder público. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;