Setecidades Titulo Trânsito
São Caetano quer reduzir em 50% mortes no trânsito

Ação na Avenida Goiás conscientiza motoristas e pedestres

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
12/06/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


O cenário: Avenida Goiás, em São Caetano. Os atores: jovens do Tiro de Guerra, agentes de trânsito, guardas-civis e Polícia Militar. O objetivo: conscientizar motoristas e pedestres a fim de reduzir as mortes em acidentes de trânsito pela metade.

Essa é a meta da Secretaria de Mobilidade Urbana, alinhada às ações da Década de Redução de Acidentes, instituída pela Organização das Nações Unidas. Secretário da Pastam Iliomar Darronqui informou que no ano passado foram registrados 530 acidentes de trânsito com vítima, que causaram a morte de nove pessoas. "É um número pequeno, por isso nosso desafio para fazê-lo diminuir é ainda maior", avaliou.

Como parte do desafio, a Secretaria criou o programa de proteção ao pedestre Faixa Segura. A ação realizada ontem é a primeira do tipo na cidade. "Escolhemos a Avenida Goiás por ser uma das vias mais importantes, além de ser a que mais tem faixas de pedestres", explicou Darronqui.

Da Avenida Guido Aliberti até a Avenida Kennedy, a Goiás tem 25 cruzamentos, nos quais atuaram ontem cerca de 100 jovens do Tiro de Guerra. Assim que o semáforo fechava, um dos garotos segurava uma faixa na qual se lia: Pare - Década de Ações de Segurança no Trânsito. Os demais distribuíam 500 folders com dicas de como prevenir acidentes.

Murilo Balhester, 18 anos, faz parte do Tiro de Guerra e é morador de São Caetano. "Sempre vou de bicicleta para o Exército e o pessoal não respeita mesmo", disse.

Quem também já enfrentou apuros nas ruas foi a estudante Fabrícia Araújo da Silva, 14. "Quase fui atropelada porque um carro passou no farol vermelho". A mãe, a auxiliar de cozinha Tatiana Luiz de Araújo, 32, considerou a campanha importante. "Principalmente para os motoristas, que precisam aprender a respeitar o pedestre", disse.

Mesmo com a ação, a equipe do Diário flagrou duas atitudes imprudentes: um motoqueiro que ultrapassou o farol vermelho e um carro que saiu cantando pneu. O segundo teve a placa anotada e receberá uma conta salgada: multa de cerca de R$ 400 e sete pontos na carteira por exibição e atitude perigosa ao volante.

Mais ações

A secretaria fará uma ação desse tipo por mês na cidade e ainda estuda redução do limite de velocidade de algumas ruas, além de instalação de lombofaixas, como a que já existe nas proximidades do Terminal São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;