Setecidades Titulo Assistência
São Caetano amplia auxílio a moradores em risco social
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
14/12/2010 | 07:46
Compartilhar notícia


São Caetano inaugura na sexta-feira o primeiro Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade. A unidade fica na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 1.470, e atenderá moradores em situação de risco social e violência. Foram investidos R$ 84,6 mil na reforma do prédio, adaptado para pessoas com necessidades especiais.

Conforme a secretária de Assistência e Inclusão Social, Marisa Catalão, a unidade será a porta de entrada desse tipo de demanda em São Caetano. A cidade possui o Cras (Centro de Referência em Assistência Social), que atende os bairros Prosperidade e Fundação, nos quais há famílias mais vulneráveis. "Com o Creas, o atendimento será centralizado e estendido a todos", garantiu.

Marisa explicou que o centro de referência deve concentrar casos de abandono, privação de direitos, perda de vínculos, delinquência e vítimas de violência física, psicológica, sexual (abuso ou exploração) ou negligência. As medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços comunitários, municipalizadas em 2008, também foram transferidas para o Creas.

Os casos serão encaminhados pelo Ministério Público e pelas secretarias, mas denúncias e procura espontânea também serão atendidas. "Não temos como prever a demanda, pois a violência não escolhe classe social", explicou.

Para Marisa, a inauguração é o primeiro paço para implantação do Suas (Sistema Único de Assistência Social), que separa os serviços, programas, projetos e benefícios da área entre Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. A primeira tem como objetivo a prevenção e, a segunda, a proteção de situações de risco a famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;