Setecidades Titulo 2ª feira
Audiência em Santo André discute alterações viárias
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
27/11/2010 | 09:11
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André realiza na segunda-feira, às 19h, audiência pública, às 19h, na Câmara Municipal da cidade, para discutir alterações viárias entre a Avenida Atlântica e a Rua Atibaia.

A ideia é tornar as duas vias, que são paralelas e de mão dupla, em mão única. A Avenida Atlântica desce em direção à Avenida Lauro Gomes e a Rua Atibaia sobe sentido Centro.

O objetivo é diminuir o volume de carros, que provoca pontos de lentidão no entorno.

Os moradores não concordam com a iniciativa da administração. Amanhã, vão distribuir panfletos aos vizinhos estimulando a participação na audiência pública. "Ao todo serão mais de 2.000 panfletos. Espero que a comunidade tome conhecimento e esteja presente para que a mudança não seja concretizada", ressalta o servidor público Kleyton Gimenez, 28 anos, morador da Rua Pirassununga (continuação da Rua Atibaia), no bairro Valparaíso.

Ao observar a indignação da população após matéria publicada pelo Diário, no dia 22 de outubro, que mostrou o projeto da administração, Kleyton resolveu distribuir panfletos e criou um grupo para os moradores. "Temos mais de 40 pessoas e todos acreditam que a rua não comporta o trânsito que será deslocado da Avenida Atlântica", ressalta.

Além da nova sinalização, a alteração na Avenida Atlântica com a Rua Atibaia prevê a construção de uma ponte sobre o Córrego Bom Pastor. A alça vai partir da Avenida Winston Churchill em direção à Rua Atibaia, passando pelas avenidas Lauro Gomes e Bom Pastor.

De acordo com a aposentada Neide Colette, 66, o que mais causa indignação é que os moradores não foram consultados. "Ninguém veio nos perguntar. Moro há 30 anos na Rua Atibaia, que é uma via residencial e estreita. O problema está no fim da Avenida Winston Churchill, que possui semáforos não sincronizados que causam trânsito intenso. Uma possível solução seria escoar o trânsito para a Rua Andaraí, que é larga e tem baixo tráfego local", opina.

Para a psicóloga Selma Lucia Fiorotti, 45, o trânsito ficará complicado com essas mudanças. "Dependendo do dia, o pico fica entre às 17h e 19h, A via não tem porte para receber tantos veículos", disse a moradora da Rua Pirassununga desde 1970.

INVESTIMENTO - O investimento é de R$ 4,1 milhões e a expectativa é de que as vias mudem de sentido até o fim do ano que vem. Quanto à criação do viaduto, a expectativa da administração é que as obras comecem no ano que vem, mas sejam concluídas em 2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;