Setecidades Titulo Educação
UFABC terá cronograma para
construção de campus em Mauá

Compromisso foi firmado na última quinta-feira entre o prefeito
Donisete Braga e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
12/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Em reunião em Brasília com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na tarde de ontem, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, conseguiu dar novo passo rumo à viabilização do campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) na cidade. Segundo o prefeito, houve comprometimento  por parte do MEC na criação de agenda junto à instituição federal para estabelecer metas de implementação da universidade.

O secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller, ficará responsável por estabelecer contato junto ao reitor da UFABC, Hélio Waldman, para acertar o cronograma de compra do terreno de 130 mil m² no Parque São Vicente. A área foi reavaliado pela Caixa Econômica Federal em R$ 42,6 milhões e pertence ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

"Saí muito satisfeito da reunião. O ministro confirmou que há dotação orçamentária prevista para a compra do terreno", destaca Donisete. A demora no processo, segundo o prefeito, se deve à transição de ministros observada no ano passado, além do imbróglio em relação ao preço do terreno.

O projeto para construção da unidade em Mauá está no papel desde 2008, quando o assunto foi promessa de campanha do prefeito Oswaldo Dias (PT). O reitor Hélio Waldman adiantou, em julho, que a demora na definição é atribuída ao fato de haver prioridade na conclusão dos campi de Santo André e São Bernardo. Atualmente o campus andreense passa por obras de construção dos blocos C e F.

Procurada, a UFABC não se pronunciou sobre o tema.

PRÓ-INFÂNCIA

Durante a visita, o prefeito inscreveu três projetos no Programa Pró-Infância para construção de escolas de Educação Infantil em Mauá. Se aprovadas, as unidades terão custo de R$ 1,5 milhão e serão erguidas no Parque São Vicente, Jardim Zaíra e no eixo da Avenida Barão de Mauá.

Outro tema debatido foi a implantação de escola técnica federal no município - considerando o grande número de jovens na cidade e a vocação socioeconômica da região - e ainda o financiamento de cursos de pós-graduação para professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) voltados à economia solidária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;