Cultura & Lazer Titulo Grátis
Quinta musical à
moda portuguesa

Em abril, o Sesc de Santo André irá explorar o gênero mais
popular de Portugal: o fado; as apresentações serão às 20h

Daniele Tavares
Do Diário do Grande ABC
04/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Dando continuidade às comemorações do ano de Portugal no Brasil, o projeto Quintas Musicais, do Sesc Santo André, escolheu o mês de abril para explorar o gênero mais popular das terras lusitanas, o fado. Todas as quintas deste mês, às 20h, terão apresentações gratuitas no palco da lanchonete da unidade. Além da inspiração portuguesa, a música brasileira também ganha espaço nos shows.

O músico Alexandre Matis, formado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), abre o projeto hoje e traz ao Sesc o seu novo álbum Sou Eu Que Em Ti Me Vejo. "Espero encontrar na apresentação no Sesc uma oportunidade de encontrar pessoas e mostrar a elas como o fado é um meio artístico, e trazer a tradição portuguesa para elas", diz Matis.

Suas músicas exploram os fados portugueses de forma tradicional, com canções e números instrumentais. Alexandre é fadista clássico, toca guitarra portuguesa, instrumento originado da cítara, e é um dos fundadores do Grupo Sete Cidades.

Na segunda quinta-feira do mês, dia 11, é a vez do Fado Brasil Trio se apresentar. O grupo formado pelo violinista Adilson, pelo bandolinista Humberto Casimiro e pela cantora Milla Fernandes tem o objetivo de resgatar de forma artística as tradições luso-brasileiras, com foco na canção popular portuguesa.

No dia 18 o show fica por conta do trio de músicos do Fandango Urbano. Lúcia Mugia (rabeca/viola de arco), Laura Campanér (viola caipira) e Fábio Daros (percussão), dedicam seu trabalho à releitura do fandango caiçara, uma manifestação cultural que foi trazida ao sul do Brasil pelos portugueses.

E para encerrar o mês, o Grupo Sete Cidades, também formado por Alexandre Matis (guitarra portuguesa e voz), Tatiana Monteiro (voz) e Vinícius Rocha (voz), traz no dia 25 um repertório que passa por desde os fados tradicionais e clássicos, até as obras contemporâneas e solos instrumentais. "A experiência que tenho na carreira solo e no grupo são muito diferentes, mas uma não oculta a outra. Enquanto o grupo usa de diversos estilos dentro do fado, na minha carreira solo eu consigo diversificar o meu repertório, que é mais específico", declara Matis. As músicas são acompanhadas por uma guitarra portuguesa e uma viola de fado, mostrando o estilo de cada cantor. Já se apresentaram na Câmara dos Vereadores de Santos e na Festa do Divino Espírito Santo da Casa dos Açores de São Paulo.

Além das atrações musicais, há a exposição Lá e Cá, especial de literatura em cartaz desde fevereiro. E para completar, o Sesc monta um cardápio especial para as noites de música portuguesa: caldo verde, mini croquete de bacalhau e bolo de mel da madeira com amêndoa.

Quintas Musicais Especial Fado. Hoje, com Alexandre Matis, e todas as quintas-feiras de abril, sempre às 20h. No Sesc Santo André (lanchonete) - Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200. Entrada franca.

 

 

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;