Setecidades Titulo Gripe suína
Secretários de Saúde da região farão reunião sobre gripe
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
25/07/2009 | 08:15
Compartilhar notícia


Na manhã de segunda-feira, representantes das secretarias de Saúde das sete cidades do Grande ABC deverão se reunir no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, com o objetivo de discutir estratégias conjuntas para conter o avanço da gripe suína. A reunião acontece uma semana após ser anunciada a morte de uma menina de 1 ano e seis meses de Diadema, o primeiro óbito na região causado pelo vírus influenza A (H1N1).

A assessora especial de coordenação de Ação Social da Prefeitura de São Caetano, Regina Maura Zetoni, que irá representar a cidade no encontro, afirmou que irá propor a descentralização do atendimento.

 "Essa vai ser a primeira reunião geral entre os secretários de Saúde e a direção do Mário Covas. Iremos levantar proposta para que, além do hospital estadual em Santo André, seja disponibilizado outro centro de referência na região, ou que qualquer outro centro médico que consiga os medicamentos junto ao governo estadual possa atender aos quadros mais graves", destacou Zetoni. Caso a proposta de criação de um novo centro de referência seja aceita, o local mais provável para a tarefa, ressaltou Regina, é o Hospital Estadual Serraria, em Diadema.

O esforço regional conjunto para o combate ao vírus influenza A (H1N1) é o principal objetivo, segundo o secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro. "Em um caso como esse as cidades da região não podem agir de forma isolada." Segundo ele, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, já vem coordenando o atendimento por meio do Grupo Temático de Saúde.

O titular da Pasta da Saúde em São Bernardo ressaltou também que a mudança no calendário escolar estará entre os temas discutidos no encontro da segunda-feira. Até o momento, apenas Diadema adiou o fim das férias, de segunda-feira para quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;