Esportes Titulo De olho na Copa do Brasil
Copa Paulista tenta 'salvar' 32 equipes
Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
11/07/2009 | 07:31
Compartilhar notícia


Considerada por muitas equipes ainda como única opção para se manter em atividade no calendário do segundo semestre do futebol nacional, a edição 2009 da Copa Paulista começa hoje, com cinco partidas.

A competição vai até dezembro e credencia o campeão para a disputa da Copa do Brasil em 2010. Ao contrário dos últimos torneios, o vice-campeão não garante mais vaga na Série C do Campeonato Brasileiro. O campeão do ano passado foi o Atlético Sorocaba.

 Único representante do Grande ABC neste ano, o São Bernardo integra o Grupo 4, ao lado de Flamengo, Pão de Açúcar, Juventus, Portuguesa Santista, Osasco, São José e Palmeiras B.

Comandado pelo técnico Luciano Dias, o Tigre estreia neste domingo, contra o Flamengo, em Guarulhos (11h). Mesmo com a clara intenção de usar o torneio como aquecimento para a disputa da Série A-2 do Campeonato Paulista em 2010, grande prioridade do clube para o ano que vem, o Tigre se espelha na campanha do vizinho Santo André há seis anos para tentar a mesma sorte.

Em 2003, o Ramalhão faturou o título e garantiu participação na Copa do Brasil do ano seguinte, quando chegou à final, bateu o Flamengo no Maracanã e conquistou o título mais importante da história até aqui.

Na primeira fase, os 32 times são divididos em quatro grupos, com oito times, que se enfrentam em partidas de ida e volta. Os quatro primeiros de cada chave passam para a segunda fase, onde as 16 equipes serão divididas igualmente em quatro grupos. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as quartas de final, quando começa a fase de mata-mata em jogos de ida e volta.

Alcunhas - Organizada pela Federação Paulista de Futebol, com o passar do tempo a competição já teve diversos nomes: em 1999, 2003 e 2004, era chamada de Copa Estado de São Paulo. Em 2001, por causa do patrocínio, chamou-se Copa Coca-Cola. No ano seguinte foi denominada Copa Futebol do Interior. Já em 2005, 2006 e 2007 se transformou de Copa Federação Paulista de Futebol.

Clássico regional é destaque na estreia

Das cinco partidas que inauguram hoje a Copa Paulista, o destaque vai para o desafio entre Rio Branco e União Barbarense (16h), o clássico regional que será realizado n a cidade de Americana.

O Juventus pega o estreante Pão de Açúcar (15h) no estádio da Rua Javari. O tradicional time da Mooca tentará conquistar o segundo título, fato inédito nos dez anos história da competição.

O XV de Piracicaba, por sua vez, espera melhor sorte na competição deste ano. Após perder a final do ano passado para o Atlético Sorocaba, a equipe aposta na juventude do elenco como principal motivação para vencer.

A primeira partida da longa caminhada rumo à taça será contra o Batatais, no Estádio Barão de Serra Negra (19h).

Já o Botafogo tem pela frente o Mogi Mirim. A partida será realizada no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (16h). (Das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;