Setecidades Titulo Doação de sangue
Frio e férias diminuem número de doadores de sangue em até 30%
Vanessa Fajardo
06/06/2009 | 08:55
Compartilhar notícia


A proximidade do inverno e das férias deixa os bancos de sangue em alerta. Nesta época o número de doadores cai 30%, em média. Os quatro pontos de coleta administrados pela Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) têm hoje 4.100 bolsas de sangue, equivalente a 80% da capacidade.

A gerente administrativa regional da Colsan, Denise Aparecida Coelho Ximenez, diz que em julho o estoque chega a ter no mínimo 1.000 bolsas a menos. "Estamos fazendo uma captação mais intensa para garantir o reforço no estoque, já que o inverno ainda não chegou. Em maio, sentimos uma queda no número de doação por causa da vacinação da gripe."

A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza que a média da população doadora de sangue deva estar entre 3% e 5% do total do País. No Brasil, o índice atinge apenas 1,8% dos habitantes.

Para doar é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;