Setecidades Titulo Finados
Eloa é lembrada com flores e mensagens

Na véspera do Dia de Finados, túmulo de jovem assassinada pelo ex-namorado foi um dos mais visitados

Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
02/11/2008 | 07:24
Compartilhar notícia


Neste Dia de Finados, muitas famílias devem prestar homenagem aos entes queridos. Ontem, o túmulo da estudante Eloa Cristina Pimentel da Silva - morta pelo ex-namorado e sepultada no último dia 21, no Cemitério Santo André - já era um dos mais visitados. O jazigo da jovem ficou repleto de flores e mensagens.

No Cemitério da Saudade, na Vila Assunção, em Santo André, muitas pessoas também renderam homenagem ao ex-prefeito da cidade, Celso Daniel, morto em 2002, e à garota Vanilda Bébér, a quem são atribuídos muitos milagres. "Estou com alguns problemas na minha vida e hoje decidi vir aqui rezar para ela", afirma Lúcia Pignatari, moradora da região.

Na tarde de ontem, famílias ainda lavavam os túmulos de parentes e amigos e compravam flores para enfeitar os jazigos. "O cemitério ficou bem mais cheio hoje do que no Dia de Finados do ano passado", comparou o auxiliar administrativo do Cemitério da Saudade, Jurandir Almeida do Amaral.

Apesar da movimentação, o clima era de tranqüilidade: o silêncio dominava o ambiente e, no ar, um cheiro de limpeza.

A aposentada Laurinda Znidarsis, de São Caetano, pediu ajuda da irmã para arrumar o túmulo onde estão enterrados os pais, os tios e o marido. As duas arregaçaram as mangas e fizeram o serviço em alguns minutos. "Prefiro vir um dia antes para não ter de enfrentar o grande movimento do Dia de Finados", disse Laurinda. Seis vasos de flores esperavam para serem colocados em cima do túmulo da família.

Flores - O comércio de flores está em alta, mas não tanto quanto alguns comerciantes de Santo André gostariam. "As vendas caíram cerca de 15% em comparação ao ano passado", afirma o proprietário da floricultura Denise Flores, Fernando Vieira.

De qualquer forma, segundo a florista da Mariazinha Flores, Josinete Souza, desde sexta-feira o consumo é maior do que em dias comuns.

O mais procurado é o crisântemo, que chama a atenção e tem um custo mais acessível. O preço nas floriculturas em frente ao Cemitério da Saudade, em Santo André, é tabelado: R$ 6 cada unidade. E a vendedora afirma que não houve aumento. "O preço continua o mesmo que sempre cobramos", afirma Josinete.

Saudade - Para acolher amigos e parentes dos falecidos, alguns cemitérios oferecerão, ainda, música e missa hoje.

Em Diadema, o cemitério Vale da Paz terá culto evangélico às 8h30, apresentação da orquestra Violinos de São Paulo às 9h30 e missas católicas às 10h e às 15h.

Além disso, a psicóloga Giselda Serrão ministrará a palestra Sobrevivendo ao Processo de Luto, a partir das 11h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;