Setecidades Titulo Mauá
Nardini está sem exames de sangue e urina
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
21/10/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Há pelo menos duas semanas o Hospital Municipal Doutor Radamés Nardini, em Mauá, deixou de fazer exames de sangue e de urina nos pacientes.

De acordo com funcionários do setor de patologia da unidade de Saúde, faltam materiais necessários para fazer exames laboratoriais.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura rebate as acusações e nega o problema.

Contudo, além de empregados do hospital, pacientes também reclamam. "É o segundo dia que volto aqui em busca de um exame de sangue, porque já fui na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Primavera e também não consegui", diz a dona-de-casa Almira Braga, 42 anos.

O problema é mais acentuado no caso dos hemogramas. O procedimento requer um conjunto de substâncias reagentes ao sangue.

"O exame de urina é mais fácil porque é feito de forma ma manual", explica um funcionário que teve a identidade preservada.

Para contornar o problema, a Prefeitura tem apelado esporadicamente até mesmo para empréstimo de materiais para esses exames ao Hospital e Maternidade São Lucas, em Ribeirão Pires, conforme funcionários.

A Prefeitura também nega esse procedimento, mas admite que houve uma paralisação nos exames de rotina nas UBSs por conta de um problema na importação dos materiais para exame de sangue e por isso deu prioridade aos exames de urgência, até que o problema seja resolvido.

Mauá deve R$ 4 milhões à antiga fornecedora de medicamentos ao município, mas. garante estar em dia com o pagamento do material para exames laboratoriais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;