Setecidades Titulo USCS
Pesquisa revela perfil cultural da região
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
17/10/2008 | 07:25
Compartilhar notícia


A pesquisa inédita feita por pesquisadores, técnicos e artistas que elencou os bens culturais do Grande ABC foi apresentada quinta-feira no seminário Paisagem Cultural do Grande ABC, realizado na USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Especialistas fizeram um apanhado não só de monumentos, prédios e instalações antigas que fazem parte do patrimônio histórico de cada município, mas também, do comportamento dos moradores.

No seminário, foi frisada a importância de se montar um planejamento regional estratégico resultante da união de iniciativas das administrações públicas, sociedade civil e pesquisadores.

No trabalho iniciado em 2003 e finalizado em maio do ano passado, foram levantados cerca de 1.900 bens culturais nas sete cidades, sendo que 900 deles estão na região central.

A pesquisa foi feita por pesquisadores, membros do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e artistas, sob coordenação da arquiteta e professora da USCS, Sílvia Helena Passarelli. "Juntamos um grupo de pessoas para capturar imagens daquilo que chama atenção, sejam lugares ou pessoas fazendo manifestações culturais. A idéia é fazer com que a comunidade tenha um conhecimento maior da cidade que mora. É natural, por exemplo, ter pontos comerciais como referência para se chegar a tal lugar, mas devemos ficar atentos, pois uma hora aquela referência poderá mudar", disse Silva.

O professor de Análise Econômica para Ciência e Tecnologia da USCS, Jeroen Klink, ressaltou que a pesquisa levanta a tendência de evolução das áreas centrais e oferece instrumentos para a realização de políticas públicas. "A participação do consórcio para ajudar na busca de diretrizes para dar andamento à pesquisa é fundamental", disse.

Edifícios comerciais da Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, chácaras nas proximidades do Centro de Diadema foram alguns dos pontos fotografados ou representados por desenhos feitos pelos pesquisadores que ficaram em exposição durante o seminário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;