Cultura & Lazer Titulo
‘Linha de Montagem’ volta restaurado
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
02/04/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Vinte e cinco anos depois, o documentário Linha de Montagem – que retrata as greves de metalúrgicos no Grande ABC, no fim dos anos 1970 – retorna às telas em versão restaurada. Dirigido pelo cineasta Renato Tapajós, o filme será exibido hoje, às 19h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, dentro da programação do festival É Tudo Verdade. A entrada é franca.

 Lançada originalmente em 1983, a produção aborda as paralisações de fábricas que ocorreram entre 1979 e 1980. Na época, a principal liderança dos grevistas era o então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, e atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

 Assim como outros dirigentes sindicais que se destacaram naquele período, e chegaram ao poder em 2002, Lula foi preso e processado pelo regime militar. “Esse é um filme que registrou um momento histórico que resultou na criação do PT e da CUT. É o começo de um processo que hoje está no seu auge”, explica Tapajós, que participará de um debate na Cinemateca, após a exibição do filme.

 O público também terá a oportunidade de conferir Linha de Montagem, gratuitamente, na próxima sexta-feira (dia 4), às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, Tel.: 3113-3651).

 Filmado em 16mm, o documentário recebeu verba da Petrobras e passou por um processo de restauração digital, que resultou em novas cópias em 35mm. Tapajós negocia com distribuidoras o relançamento do filme em salas de cinema e uma versão de Linha de Montagem em DVD.   

É Tudo Verdade – Linha de Montagem: hoje, às 19h. Na Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207. Tel.: 3512-6111. Entrada franca ( ingressos disponíveis uma hora antes).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;