Setecidades Titulo Diadema
Parque de 33,5 mil m2 tem só um guarda
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Foram entregues ontem obras de melhorias no Parque do Paço, em Diadema. Parte das comemorações pelo aniversário da cidade, que completou 52 anos, a manutenção saiu graças à reivindicação popular, mas um dos principais problemas continua: a falta de segurança no espaço de 33,5 mil metros quadrados, que conta com apenas um guarda-civil municipal. A alternativa, segundo o prefeito Mário Reali (PT), é formar conselho de moradores para definir as normas de funcionamento do equipamento público.

"Vamos tentar estabelecer relação de cogestão com os moradores para combinar qual será o horário de funcionamento, como será a postura da GCM frente a visitantes suspeitos e também a necessidade de preservação por parte da comunidade", diz Reali.

Segundo o prefeito, uma das possibilidades é fechar uma das duas entradas após as 18h e definir que o guarda caminhe pelo local ao invés de ficar na portaria. "O ideal era ter um segurança circulando enquanto outro fica na portaria, mas infelizmente não temos homens para isso."

O espaço começou a receber melhorias em julho, segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Souza. "A princípio fizemos limpeza no paisagismo, estabelecemos novamente as trilhas para caminhada, que receberão os pedriscos nesta semana, reformamos as duas quadras, os banheiros e o mobiliário dos quiosques (churrasqueiras)", destaca.

Apesar da reforma, a equipe do Diário constatou que o banheiro próximo à quadra estava sem manutenção. Além de sujo, uma das portas estava sem trinco e não havia papel higiênico.

Para a moradora da Vila Dirce há 28 anos, Elisabete Evangelista Almeida, 53, a manutenção só tem sentido se continuar a ser feita por parte da Prefeitura. "Isso aqui estava muito destruído, tanto que a gente estava com medo de caminhar porque as árvores tampavam a iluminação."

Também foi feita a inauguração da sexta academia municipal. Localizada na parte alta do parque, a academia oferece equipamentos para extensão lombar, leg press duplo, peitoral duplo, puxador duplo, espaldar, esqui duplo e remador. A população conta com auxílio de monitores, tanto para utilizar os aparelhos quanto para realizar caminhadas de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. "Nossa meta é ter 20 academias até dezembro de 2012", comenta Lima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;