Setecidades Titulo
Presos garotos envolvidos com tráfico
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
06/03/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Quatro adolescentes foram detidos ontem na favela do Bartira, em São Bernardo, acusados de envolvimento com o tráfico de drogas. O que mais chamou a atenção foi a idade dos jovens, entre 12 e 15 anos. Entre eles, há dois irmãos. Segundo a polícia, eles trabalhavam como olheiros ou vapores (vendedor final da droga).

A detenção foi realizada anteontem à noite pelo Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), da delegacia seccional de São Bernardo.

Durante investigação, o grupo tomou conhecimento que havia intenso tráfico de cocaína e maconha na Viela dos Meninos, perto de uma escadaria.

Durante campana de uma hora, policiais observaram que os dois garotos, de 14 e 15 anos, vendiam os entorpecentes para os usuários. Ganhavam R$ 15 por um turno de seis horas.

As meninas, de 12 e 13 anos, utilizando binóculos, atuavam como olheiras. Ganhavam R$ 10 no turno de quatro horas.

No momento da prisão, os quatro tentaram fugir correndo, mas foram capturados. Foram apreendidos com eles oito papelotes de drogas.

Em depoimentos informais aos policiais, os jovens disseram que foram aliciados para o tráfico por causa do dinheiro. Os dois garotos saíram há duas semanas da Fundação Casa (ex-Febem) do Belenzinho, na Zona Leste da Capital. Foram internados também por causa do tráfico.

O envolvimento de adolescentes com pouca idade nesse tipo de crime se tornou preocupação da delegacia seccional.

Os casos aumentaram consideravelmente, de acordo com o delegado seccional Marco Antônio de Paula Santos, responsável também por São Caetano.

“O que impressiona agora é a baixa faixa etária que os donos da boca estão empregando. Além disso, esses jovens estão ocupando cargos que antes eram desempenhados por maiores”, afirmou o delegado.

“O objetivo dos traficantes é usar esses jovens como escudos e ter mão-de-obra barata. As penas para os jovens são mais brandas”, acrescentou Santos.

Em 8 de fevereiro, um adolescente de 13 anos foi morto em confronto com o Garra no Jardim Silvina. Um companheiro dele de 14 anos foi detido. Este jovem afirmou, à época, que sofreu ameaça de morte para entrar no movimento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;