Setecidades Titulo Cetesb
Cetesb reprova 80% de vans testadas
Natasha Bin
Especial para o Diário
31/07/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


A Operação Inverno da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) reprovou 80% das vans e 55% dos carros na vistoria realizada ontem no Carrefour da Rua Aquidaban, no Bairro Fundação, em São Catano.

A fiscalização foi feita em duas estações, uma para automóveis e outra para vans e demais veículos a diesel. Nas peruas, é feito o teste de opacidade da fumaça preta. Já nos carros, a vistoria ocorre no motor e no catalisador.

O aposentado Nicolau Bohomol, 57 anos, apoveitou para testar seu veículo. "Carro é família, a gente tem que cuidar", disse o aposentado que, depois de ter o seu Corsa 1997 reprovado vai ter de levá-lo para trocar o catalizador. A peça reduz em quase 95% a emissão de poluentes.

Os motoristas que tiveram seus veículos reprovados foram orientados a procurar oficinas credenciadas pela Cetesb para fazer manutenção e uma nova vistoria após os possíveis consertos.

A ação da Cetesb em São Caetano é gratuita e destinada a carros e vans. A vistoria continua hoje e amanhã, das 10h às 16h. O objetivo é conscientizar os motoristas quanto à poluição emitida pelos veículos.

TEMPO SECO
A poluição é mais preocupante na atual condição climática atual. O mês que termina hoje foi o julho mais quente e seco dos últimos anos. Segundo meteorologistas, agosto promete chuva e frio para a região.

Para Marcelo Schneider, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o clima quente e seco foi efeito de um "bloqueio atmosférico no Centro-Oeste e no Sudeste do Estado." Uma frente fria deve chegar do Sul ao Grande ABC no sábado, trazendo frio e chuva moderada para o fim de semana. A umidade relativa do ar deve chegar a 80% no domingo, que terá temperatura entre 12 e 18°C. (Supervisão de Daniel Trielli)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;