Cultura & Lazer Titulo A Cidade Não Pára
DVD conta história de Santo André para alunos
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
27/06/2008 | 07:20
Compartilhar notícia


Nada de mapas, museus e documentos em pastas. A nova ferramenta dos educadores de Santo André é o documentário A Cidade Não Pára, realizado pela documentarista e socióloga Isa Grinspum Ferraz, conhecida por seu trabalho ao lado do antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997). Ontem, durante lançamento oficial, 1.000 DVDs seriam distribuídos. Além das escolas, o material deve ser enviado para bibliotecas, universidades e outras prefeituras.

O lançamento faz parte do projeto Cidade Patrimônio Vivo. O vídeo, de cerca de 50 minutos, divide a história do município em cinco eixos, que podem ser trabalhados separadamente em classe: da criação da vila, passando pela chegada da linha férrea, as duas fases da industrialização e a cidade hoje. "Santo André resume a história de outras cidades.
Como foi uma das primeiras a serem fundadas, já passou por diversas etapas", diz Isa, que teve apoio da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Ermínia Maricato.

Pesquisa e produção levaram cerca de seis meses. Caprichosa, Isa lançou mão de animação, imagens aéreas e até de uma gigantesca maquete que marca a passagem de tempo, feita por Ricardo Mendes e que hoje está no Sabina Escola Parque do Conhecimento. Um dos trabalhos mais recentes da roteirista foi a série O Valor do Amanhã, que foi ao ar no Fantástico em 2007.

Entre populares, intelectuais e sindicalistas, gente importante foi ouvida, como o memorialista Philadelpho Braz e a arquiteta Silvia Passarelli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;