Setecidades Titulo Crise hídrica
Billings atenderá mais
150 mil em Santo André

Manobra da Sabesp passa a valer a partir desta
quinta-feira para 24 bairros do setor Progresso

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
16/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Outros 150 mil moradores de Santo André passarão a receber água do Sistema Rio Grande, braço produtor da Represa Billings, a partir de amanhã. O remanejamento determinado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foi possível graças à economia do recurso hídrico realizada por, em média, 75% dos consumidores do Grande ABC que são abastecidos pela companhia estadual.

Com a mudança, as famílias dos 24 bairros atendidos pelos sete reservatórios do setor Progresso, em Santo André, passam a receber 50% de água do Sistema Rio Grande e 50% do Rio Claro. A autarquia municipal destaca que não haverá diminuição do volume do recurso enviado às residências.

A partir da manobra, até 36% da população de Santo André poderá ser abastecida pela Billings, sendo que destes, 8% podem eventualmente receber água também do Rio Claro. A produção própria do Semasa abastece 6% dos moradores.

Além da Vila Progresso, Centreville, Jardim Marek, Homero Thon, Vila Humaitá, Vila América, Vila Helena, Vila Lutécia, Vila Luzita, Vila Vitória, Condomínio Maracanã, Vila Guarani, Vila Suíça, Jardim Mirante, Cruzado 2, Vila Rica, Jardim Guarará, Vila João Ramalho, Jardim Santo André, Parque Miami, Jardim Riviera, Clube de Campo e Cidade São Jorge serão afetados.

De acordo com a Sabesp, a sobra de água do Sistema Rio Claro passará a abastecer a Vila Alpina, na Zona Leste da Capital. Com a medida, o bairro deixará de ser atendido pelo Sistema Cantareira, o que colabora para a redução dos impactos da crise hídrica enfrentada pelo manancial. Na tarde de ontem, o volume do Cantareira, somando a reserva técnica, o chamado volume morto, era de 18% da capacidade total.

Esta é a segunda vez que a Sabesp realiza manobra no sistema de abastecimento andreense. No fim de junho, 105,5 mil moradores do setor Vila Vitória deixaram de receber água do Sistema Rio Claro e passaram a ser abastecidos apenas pelo Rio Grande. O Rio Grande está atualmente com 89,8% de sua capacidade e o Rio Claro, 91%.

Hoje são captados e tratados no braço Rio Grande da Billings 5.000 litros de água por segundo, consumidos por 1,2 milhão de pessoas em Diadema, São Bernardo e parte de Santo André.

ECONOMIA

Último levantamento da Sabesp mostra que, em São Bernardo, 74% dos moradores diminuíram o consumo em 20% e foram contemplados com desconto de 30% na fatura desde abril. Em Diadema e Rio Grande da Serra, a adesão foi de 75% e em Ribeirão Pires, 76%.

Na região, a Sabesp é responsável pela gestão do saneamento em São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Juntas, essas cidades somam cerca de 437 mil unidades consumidoras.

AMPLIAÇÃO

A Sabesp prevê concluir em setembro obras de ampliação da capacidade produtora de água no Sistema Rio Grande para abastecer cerca de 200 mil moradores da Capital atendidos pelo Cantareira. Com as intervenções, será possível contar com mais 500 litros por segundo na produção, suficientes para atender bairros que fazem divisa com a região, como Vila Prudente, Ipiranga e Sacomã. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;