Setecidades Titulo Educação
Santo André e Apae firmam parceria para capacitar docentes

Prefeitura repassará R$ 500 mil ao ano à entidade para treinar professores

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
16/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Com o objetivo de fortalecer o atendimento educacional especializado a alunos com deficiência, a Prefeitura de Santo André firmou, na manhã de ontem, convênio de cooperação técnica e financeira com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade. A parceria possibilitará o repasse de R$ 500 mil ao ano à entidade, que será responsável pela capacitação de professores da rede municipal de ensino, além de atender aos 1.200 estudantes com algum tipo de deficiência matriculados nas escolas. Ainda não há, porém, prazo para o início do treinamento dos docentes.

“A Apae está aberta para auxiliar nossos alunos no contraturno escolar, além de ajudar na formação dos professores. Temos objetivo em comum, que é fazer com que essas crianças, que até pouco tempo eram segregadas, sejam incluídas”, disse o secretário de Educação, Gilmar Silvério.

“A Apae está há 50 anos em Santo André. É uma entidade sólida, que poderá contribuir ainda mais a partir do convênio”, ressaltou o prefeito Carlos Grana (PT), acrescentando que o terreno onde a associação está instalada, na Rua Joana Anes, na Vila Guiomar, que tinha o uso permitido por concessão, foi definitivamente doado, permitindo a busca por outras fontes de recursos. “A concessão não possibilitava que a entidade recebesse emenda parlamentar para reforma, por exemplo.”

Atualmente, a Apae andreense atende 1.200 pessoas, entre deficientes intelectuais e suas famílias. Segundo o presidente da instituição, Luiz Augusto Gimenes, os recursos públicos representam 50% do orçamento da entidade. Com a celebração do convênio, o percentual será elevado para 65%. “Estávamos ansiosos em confirmar a parceria porque nosso orçamento é muito apertado e o convênio traz oxigenação, além de demonstrar o reconhecimento do importante papel que temos na área educacional”, destacou, completando. “Com a aproximação da rede pública de ensino e da área técnica da Apae, levaremos nossa experiência para os profissionais, de forma à capacitá-los e auxiliá-los no trabalho com o deficiente.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;