Setecidades Titulo Concurso
Desafio de Redação é prorrogado até dia 31

Tema deste ano é o consumo precoce de bebidas alcoólicas

Caroline Garcia
Especial para o Diário
24/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As escolas do Grande ABC têm mais uma semana para participar do sexto Desafio de Redação. O concurso literário terminaria ontem, mas foi prorrogado e ganhou mais seis dias para aplicação das provas. Assim, o projeto se encerra dia 31.

O tema deste ano, abordado pelos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, é Álcool: você não precisa disso para se dar bem. Para os estudantes, escrever sobre o assunto foi fácil. "O álcool é presente na vida de todos, todo mundo fala sobre isso e fica mais tranquilo para fazer a redação", contou Fabiane de Lima Araújo, 14 anos, do 9º ano da EE Profª Shizuko Yoshida Niwa, de Rio Grande da Serra.

Segundo Evandro Carlos Pirillo da Silva, 14, também do 9º ano da escola, os jovens começam a beber por problemas familiares e influência dos amigos. Já os meninos têm um fator extra: chamar a atenção das garotas. "Algumas meninas gostam de meninos que bebem, então eles aproveitam para aparecer. Também querem provar quem aguenta beber mais sem cair."

O estudante já presenciou alguns amigos menores de idade comprando bebida alcoólica no Centro da cidade. "Levaram no caixa e passou. Ninguém perguntou nada." Em casa, o pai de Evandro costuma beber, mas orienta o filho. "Ele diz que foi um desperdício de vida, que não quer que o mesmo aconteça comigo."

Já a experiência de outra aluna, de 11 anos, que pediu para não ser identificada, é um pouco diferente. Ela convive no mundo do álcool e das drogas desde que nasceu. A mãe é dependente química. Em razão disso, perdeu a guarda da filha e da irmã de 14 anos. As meninas ficaram sob responsabilidade do Conselho Tutelar por nove meses, até que a tia as levou para a casa. Hoje, as garotas moram com a avó e encontram a mãe uma vez por mês. "Já falei para minha mãe parar, que isso só traz problemas, mas ela não me ouve. Meu avô morreu de cirrose de tanto beber e nem isso serve de exemplo para ela", contou.

O desafio é co-realizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), tem parceria com o governo estadual e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;