ouça este conteúdo
|
readme
|
Após quatro anos no esquecimento, o PMDB de Ribeirão Pires voltou a ocupar posição de destaque na política municipal. O crescimento ocorreu graças aos dissidentes da atual administração: Saulo Benevides, eleito prefeito, e Rubens Fernandes da Silva, o Rubão, que conquistou vaga na Câmara.
Na eleição de 2008, o partido não conseguiu eleger parlamentar e só teve representatividade no Legislativo quando Saulo deixou o PV para ingressar nas trincheiras peemedebistas, em 2011. E não foi sozinho. Rubão decidiu seguir o correligionário.
"Ele foi perseguido no PV assim como eu. Não participava das discussões da legenda. Uma vez chegou a discutir com o (prefeito Clóvis) Volpi (PV) no Jardim Valentina", destacou o prefeito eleito.
O futuro vereador ficou como primeiro suplente do PV em 2008, quando obteve 1.110 votos. A terceira e última vaga verde ficou com Gerson Constantino (atualmente no PSD) que obteve 1.130 sufrágios. "O Rubão foi muito leal ao não pedir minha cadeira quando saí do partido", recordou Saulo.
A suplência em 2008 não era novidade. Em 2004, o futuro parlamentar também bateu na trave, com 943 votos. Ainda filiado ao PSDB, ele perdeu a vaga para João Lessa (PSDB), que na época conquistou 1.234 eleitores.
Na campanha deste ano, Rubão era o favorito da coligação peemedebista. A expectativa se confirmou: foi o vereador mais votado do PMDB com 1.101 sufrágios. A votação ajudou na eleição do segundo parlamentar peemedebista: José Maria Adriano, que retornará ao Legislativo após quatro anos.
AVIVAMENTO
A bancada eleita aliada à eleição de Saulo conseguiu oxigenar a legenda na cidade, que vinha capengando desde que o ex-prefeito Valdírio Prisco (morto em maio) deixou o Paço, em 2000. Nos pleitos de 2004 e 2008, tentou voltar ao Executivo, sem sucesso.
O desafio da legenda é renovar os quadros. A média de 2.000 filiados conta com diversos registros datados da década de 1980.
A chegada de Saulo agregou politicamente, mas não aumentou a militância. Entre os poucos filiados carregados pelo futuro prefeito estão sua filha, Thayane, e sua mulher, Michelle. Koiti Takaki Júnior, filho do coordenador da campanha peemedebista ao Paço, também está na lista.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.