Cultura & Lazer Titulo Gastronomia
Com textura e cheiro
Camilla Feltrin
Especial para o Diário
07/10/2012 | 07:04
Compartilhar notícia
Divulgação


Como sugere o nome científico Apium graveolens, o salsão também é conhecida como aipo pelas feiras e quitandas Brasil afora.

De origem europeia, especificamente da região do Mar Mediterrâneo, a hortaliça é frequentemente utilizado para a preparação de saladas, sopas, caldos, molhos e para acompanhamento de carnes. O cheiro é bem característico e dá um toque especial aos pratos.

A alta concentração de potássio torna o alimento um aliado contra as doenças cardiovasculares e controle da alta pressão arterial.

Outros nutrientes em grande quantidade no aipo são fibras e a vitamina C. A primeira garante o bom funcionamento do organismo e, especificamente, do instestino. Já a vitamina C se caracteriza por proteger o organismo de possíveis resfriados e pelo efeito anti-oxidante.

Na cozinha existem algumas possibilidade de corte para o talo, em lâminas, rodelas e tiras. Com o caule semelhante ao alho-poró, a hortaliça pode ser utilizada também para refogar alimentos. Já as folhas são mais indicadas para elaboração de molhos.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a melhor época para consumir o produto é nos últimos meses do ano e, especificamente, em dezembro. É nessa data que a planta se desenvolve melhor. Na terra, o aipo pode atingir de 60 cm a 90 cm de altura, incluindo os talos, folhas e raízes.

SOPA CREMOSA DE AIPO E ERVA-DOCE
chef Helen Puterman

Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
2 bulbos de erva-doce picados
1 talo de aipo (salsão) em fatias
1 cebola média bem picada
30 ml de vinho branco
60 ml de creme de leite
Uvas verdes cortadas ao meio
Suco de limão siciliano
2 dentes de alhos picados
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
30 ml de caldo de legumes

Modo de preparo
Aqueça em fogo médio a manteiga e o azeite. Acrescente o salsão, a erva-doce, a cebola e o alho. Tempere e salteie até que fiquem tenros.

A crescente o vinho branco, o suco de limão e o caldo e apure por 20min. Adicione o creme de leite e continue a cozinhar por mais 5 min.

Depois, despeje a mistura no liquidificador ou processador e bata até virar um purê. Se preferir, decore com uvas verdes na hora de servir.

PORCHETTA TOSCANA
chef Rafael De Cara

Ingredientes
1 porchetta desossada
8 ramos de alecrim
2 colheres ( sopa) de erva-doce
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
5 dentes de alho
2 colheres (sopa) de orégano
3 folhas de louro
3 unidades de peperoncino
200 ml de suco de limão e laranja
200 ml de óleo de oliva
150 ml de vinho branco
350 g de pancetta ou bacon defumado
1 cenoura picada em cubinhos
1 cebola picada em cubinhos
2 talos de salsão em cubinhos
300 ml de caldo de carne

Modo de preparo
Soque em um pilão as sementes de erva-doce, grãos de pimenta, peperoncino, folhas de louro, orégano e um pouco de sal até obter um pó homogêneo. Esfregue esse sal nos dois lados da carne junto com os sucos de limão e laranja. Acrescente folhas de alecrim, alho, metade do azeite e o vinagre. Deixe marinar por 12 horas na geladeira.

Cubra a parte interna com as tiras de bacon e alecrim. Amarre a peças com tiras de barbante. Esfregue mais sal e azeite e coloque a carne em uma assadeira com o vinho. Cubra com papel alumínio e bote para assar por duas horas. Retire o papel alumínio e asse até que a peça fique dourada. Retire a assadeira do forno e a coloque para descansar enquanto a carne puxa o molho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;