Cultura & Lazer Titulo Teatro
Teatro do além-mar

O Circuito de Teatro em Português começa na sexta; as
peças de vários países têm sessões na Capital e na região

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
05/09/2012 | 07:19
Compartilhar notícia


Começa na sexta, em São Paulo, a 7ª edição do Circuito de Teatro em Português. Com coordenação da são-bernardense Creusa Borges, do grupo Dragão 7, a programação exibe montagens de países que falam a Língua Portuguesa, entre eles Portugal, Moçambique, Timor Leste e Brasil. Todas as apresentações têm entrada franca e o evento faz parte do Ano do Brasil em Portugal.

A programação, além de São Paulo, será realizada na região. Peças que passeiam por várias linguagens e cena serão atração.

Há anos intercambiando o contato de seu grupo com artistas estrangeiros, Creusa explica que as relações se dão através da Cena Lusófona, instituição sediada em Coimbra que fomenta a arte em todos os países de Língua Portuguesa. "Ela tem acervo catalogado, vai até a África, desenvolve trabalho de formação com os artistas de lá", comenta.

Por trás dos panos, ela acredita que estão as relações humanas. "Várias pessoas falam que é importante fazer, mas quem acaba realizando os festivais somos nós, artistas."

Afinidade cultural e ancestral é um dos aspectos que ela considera de maior valia das exibições. "Podemos ver nossos antepassados da África, de Portugal, e até mesmo do Brasil, com os índios, através dessa ligação cultural. Quando os artistas chegam ao Brasil, principalmente os africanos, se reconhecem nos brasileiros. Nós, em Luanda, na Angola, nos sentimos em casa", conta ela, que apresentou para os angolanos 'O Auto da Barca do Inferno', de Gil Vicente, em maio.

"É só através do conhecimento e da aceitação do outro que você consegue evoluir. O conhecimento serve para acabar com essa estranheza que temos com os outros."

Para ilustrar a fala, ela cita o caso de Guiné-Bissau, que enfrenta turbulento período político. Dois artistas que viriam para a mostra não chegaram por não conseguir visto de Portugal para pisar em solo brasileiro. "Estamos muito crus nas relações humanas, nas bandeiras e nos cercados que construímos ao longo dos tempos, embora sejamos parte da comunidade da Língua Portuguesa."

Além do projeto, o Dragão 7 prepara montagem que estreará em outubro, 'O Mundo Mágico de Ooohs!!', uma fábula musical que contará com a participação do rapper Dexter.

Programação

Abertura. Sexta, às 19h. Na Casa das Rosas.

E a Cabeça Tem de Ficar?, do Grupo Chão de Oliva, de Sintra, Portugal. CF160Sábado, às 21h, no Teatro Municipal de Mauá.Dia 11, às 21h, no Teatro APCD

Lisan Timor (Costumes Timor), do Grupo Bibi Bulak, do Timor Leste. Sábado, às 21h, no Teatro Clara Nunes, em Diadema. Domingo, às 19h, no Teatro Municipal de Mauá. Dia 10, às 21h, no Teatro APCD.

Orestéia, da Cia de Teatro de Braga, Portugal. CF160Domingo, às 19h. Na Casa das Rosas.

O Abajur Lilás, da Cia Escola da Noite, de Coimbra, Portugal. Sábado, às 21h, no Teatro APCD. Dia 10, às 20h, no Teatro Municipal de Mauá.

Cinzas Sobre as Mãos, do Grupo Lareira, de Moçambique. Dia 12, às 21h. No Teatro APCD.

Vincent Van e Gogh, do Grupo Peripécia Teatro, de Macedo de Cavaleiros, Portugal. Dia 13, às 21h. No Teatro APCD.

As Veias Abertas da Humanidade - Memória de Amor e Guerra, do grupo Teatro Art'Imagem, de Porto, Portugal. Dia 14, às 21h. No Memorial da América Latina.

A Casa Encantada, da Cia Constantino Nery, de Matosinhos, Portugal. CF160Dia 15, às 21h. No Memorial da América Latina.

Curra - Temperos Sobre Medéia, do Grupo Contadores de Mentira, de Suzano, São Paulo. Dia 16, às 19h. No Teatro APCD.

Glória, da Cia de Teatro Solaris, de Cabo Verde. Dia 17, às 21h. No Memorial da América Latina.

A Errância de Caim, do grupo Elinga Teatro, de Angola. Dia 18, às 21h. No Teatro APCD.

Palhaço Fofinho e Hector Bombom - Uma Aula de Teatro, dos Pregadores do Riso, de Araçatuba. Dia 18, às 21h. No Teatro Commune.

Risoterapia, da Cia Território Brasil, de São Paulo. Dia 19, às 21h. No Teatro Commune.

ENDEREÇOS:
Teatro APCD - Rua Voluntários da Pátria, 547, São Paulo. Tel.: 2223-2424.

Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37, São Paulo. Tel.: 32856986.

Teatro Commune - Rua da Consolação, 1.218, São Paulo. Tel.: 34760792.

Memorial da América Latina - Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo. Tel.: 38234600.

Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300, Diadema. Tel.: 4056-3366.

Teatro Municipal de Mauá - Rua Gabriel Marques, 353. Tel.: 4555-0086.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;