Cultura & Lazer Titulo Literatura
Roteiro de Ettore Scola vira HQ
12/06/2014 | 08:00
Compartilhar notícia


"O novo filme de Ettore Scola é um gibi!", exclamaram publicações italianas.

Chega nesta quinta-feira, 12, às livrarias da Itália uma história em quadrinhos diferente. Un Drago a Forma di Nuvola (Um Dragão em Forma de Nuvem) é um roteiro de filme inédito de Scola, que o veterano cineasta de 83 anos desistiu de levar ao cinema e, em vez disso, procurou um quadrinista, Ivo Milazzo (artista dos clássicos Ken Parker e Nick Raider) para desenhá-lo. Milazzo fez aquarelas magníficas para uma história original profundamente literária, a história do livreiro Pierre, que vive uma existência tediosamente rotineira e solitária em Paris nas imediações da Île de France, onde mantém a livraria L?Encrier et la Plume (O Tinteiro e a Pena). Mora na parte de cima de sua livraria e se bate com os clientes de sempre.

Scola (que venceu Berlim com O Baile e Cannes com Feios, Sujos e Malvados), como Fellini, tem sido ao longo da vida um grande fã dos fumetti (quadrinhos, em italiano). Foi, inclusive, caricaturista da revista semanal Marco Aurélio em fins dos anos 1940.

O mais curioso é o seguinte: o álbum chegou a ser oferecido a editoras brasileiras, durante passagem recente de Ivo Milazzo pela Bienal de Quadrinhos de Belo Horizonte. O italiano não obteve resposta de nenhuma editora nativa.

Bibliófilo talentoso, Pierre mantém um segredo na parte de cima de sua livraria, encravada no paraíso dos "bouquinistes": vive ali com sua filha, Albertine, paralítica desde a infância, para quem lê livros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;