Setecidades Titulo Sacadura Cabral
Base comunitária será transformada em Cras

Local, entre as avenidas Prestes Maia e Lauro Gomes, era ocupado por PM e GCM desde 2001

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Base Comunitária de Segurança do bairro Sacadura Cabral, em Santo André, dará lugar a um Cras (Centro de Referência de Assistência Social). A informação foi divulgada pelo prefeito Carlos Grana (PT) na manhã de ontem. Segundo o chefe do Executivo, a decisão foi tomada para beneficiar moradores daquela região. A expectativa é que o equipamento abra as portas ainda neste ano.

A base, situada no cruzamento das avenidas Prestes Maia e Lauro Gomes, divisa entre Santo André e São Bernardo, foi inaugurada em maio de 2001 por meio de parceria entre a Prefeitura e a PM (Polícia Militar). O local era dividido por PM e GCM (Guarda Civil Municipal) para o combate ao crime no entorno e estreitamento da relação entre as forças de segurança e a população local.

A Prefeitura destaca que o equipamento oferecerá apoio a moradores dos bairros Sacadura Cabral, Tamarutaca, Bom Pastor, Palmares e adjacências, com serviços de assistência social. Para isso, só haverá adequação do espaço. Este será o terceiro Cras a ser inaugurado ainda neste ano – estão previstas aberturas de unidades no Jardim Marek e Jardim Ana Maria. No dia 11, haverá a reinauguração do Cras Recreio da Borda do Campo/Parque Miami.

De acordo com o comandante da PM (Polícia Militar) da região, coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, após construção do viaduto que liga as avenidas Prestes Maia e Lions, os policiais perderam visibilidade dos arredores dentro do espaço. “Optamos pelo policiamento in loco, remanejando o efetivo no patrulhamento com quatro e duas rodas e devolvemos a base para uso da GCM na última semana”, destaca.

Santo André conta com cinco Cras atualmente. Para atender a população mais vulnerável do município de forma adequada, o ideal seria que existissem 12 centros especializados. Com as três inaugurações previstas para este ano, a administração chegará a oito.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;