Cultura & Lazer Titulo Jorge Amado
Peça Capitães da Areia é apresentada hoje
Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
25/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Um dos clássicos de Jorge Amado, Capitães da Areia ganha hoje o palco do Teatro Santos Dumont (Av. Goiás, 1.111), em São Caetano, em apresentação única. Os ingressos vão de R$ 12 a R$ 30 e podem ser comprados na bilheteria a partir das 9h. Quem se encarrega do espetáculo é a Cia Brittos, de São Bernardo.

A adaptação do romance sem protagonista conta, em terceira pessoa, a história de um grupo de meninos abandonados que vive pelas ruas de Salvador sobrevivendo de furtos pela cidade.

O líder do bando é Pedro Bala, um adolescente de 15 anos, que teve o pai morto por policiais em uma greve no porto.

 Morando em um armazém abandonado na praia, a má fama é que dá o nome de Capitães da Areia ao grupo.

Em um momento da trama, um dos meninos contrai varíola, que assolava a capital baiana na época. É quando Dora, 13 anos, entra para o bando e transforma o cotidiano.

Além de narrar as histórias dos garotos, o romance tem uma função de conscientização política, ao abordar problemas sociais, como violência, abandono e marginalização.

Quando foi lançada, em 1937, em pleno início do Estado Novo (1937 - 1945), de Getúlio Vargas, a publicação foi censurada e alguns exemplares do livro foram queimados em praça pública.

Apesar da ditadura, a obra foi um sucesso de crítica e público, com adaptações para as telas de cinema e televisão.

Capitães de Areia ainda faz parte da lista obrigatória dos vestibulares da USP e Unicamp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;