Setecidades Titulo Carnaval 2014
Renascente desfila influência africana

Escola do Parque São Bernardo terá congada no sambódromo

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
28/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a proposta de chamar atenção sobre a importância da cultura, principalmente a africana, para a sociedade brasileira, a escola de samba Renascente, de São Bernardo promete Carnaval cheio de cores e encantos. A agremiação do Parque São Bernardo trabalha em ritmo acelerado há 90 dias na confecções das alegorias e fantasias com o mote A Influencia da África na Cultura do Brasil.

Conforme explica o presidente da escola, Benedito da Silva Lemes, conhecido como Ditinho da Congada, o enredo destacará as tradições e a religiosidade africanas com uma novidade regional. Neste ano, a tradicional congada receberá destaque na apresentação, ao lado do maracatu e da capoeira. Serão 350 componentes desfilando as cores da África na Avenida Aldino Pinotti, três carros alegóricos e seis alas.

A família de Ditinho é uma das poucas que mantêm viva a tradição cultural da congada há cerca de 30 anos. O grupo do Parque São Bernardo, que homenageia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, representa a dança e o batuque que foram trazidos pelos escravos africanos no século 16 e tem cerca de 50 componentes. “O pessoal sempre cobrava a gente para colocar a congada no Carnaval e neste ano deu certo”, comemora.

O tema escolhido, segundo Ditinho, nem sempre recebe destaque no cenário nacional, o que ele lamenta. “O poder público não dá a devida importância para a cultura, que sempre recebe orçamento menor”, exemplifica. Segundo ele, sem cultura nenhuma sociedade funciona. Fundada em 1996, a agremiação segue firme na busca pelo primeiro título do Grupo Especial. No Carnaval de 2013, a escola ficou em terceiro lugar entre as competidoras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;