Cultura & Lazer Titulo Tradição
Caminho recheado
de história

Exposição em São Bernardo revela em fotos
trajetória da Rua Marechal Deodoro

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
04/01/2014 | 12:33
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Uma das vias mais tradicionais de São Bernardo ganha homenagem neste início de ano. Pulsante centro comercial, a Rua Marechal Deodoro sempre marcou importante presença na história da cidade e serve como caminho para os munícipes há mais de 100 anos. Sua trajetória é relembrada na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325. Tel.: 4125-0054) na exposição Marechal – Por Onde a Vida Passa.
A mostra fotográfica montada em parceria da Secretaria de Cultura com o Departamento de Biblioteca Pública e Preservação da Memória tem entrada franca para todo o público e fica em cartaz até dia 31. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Na abertura de suas atividades em 2014, o espaço cultural reserva sala para abrigar um total de 48 imagens, quase todas em preto e branco e em sépia. A ideia da atração é viajar no tempo para revelar a evolução da rua – considerada em texto de demarcação do perímetro urbano de 1833 como a primeira estrada para Santos para quem vinha de São Paulo. No início, ela passava por toda a extensão da então Vila de São Bernardo.
A organização do acervo ficou a cargo da Seção de Pesquisa e Documentação. É possível encontrar itens de diversas coleções, casos do material pertencente à Família Negri, Ciro Cassetari e Dalcyr Poiani.
Se hoje a região é conhecida por ser uma espécie de ‘formigueiro’ de gente à procura de serviços e itens para comprar, seu passado não era tão movimentado assim. O marasmo se explicava pelo itinerário de um trem que, a partir dos anos 1920, ligava o município até a vizinha Santo André. Os comerciantes locais fechavam suas lojas durante a passagem da locomotiva para tentar proteger sua mercadoria do fogo, faíscas e cinzas. O registro dos trabalhadores do trem é um dos itens mais antigos da exposição.
A Rua Marechal Deodoro também é famosa por ser palco de eventos ligados ao esporte, cultura, política e importantes cortejos fúnebres. É na tradição do público em conferir de perto desfiles que as imagens sobre as festividades do quarto centenário da cidade, em 20 de agosto de 1953, prometem chamar a atenção dos visitantes. Uma das fotos antigas traz grupo de alunas do Colégio São José na calçada, à espera das atrações.
Não faltam fotografias das décadas de 1960, 1970 e 1980. A imagem mais recente é datada do início dos anos 1990, dando exemplo da contemporaneidade da via são-bernardense. Entre os banners espalhados pelo local há um dedicado a citar a importância dos pioneiros na instalação da indústria moveleira local.
MAIS ATRAÇÃO
A Câmara de Cultura Antonino Assumpção também recebe neste início de temporada a exposição Memórias da Emancipação, que celebra os 69 anos da independência político-administrativa de São Bernardo em relação a Santo André. O aniversário foi comemorado em 30 de novembro, mas um conjunto de fotografias e textos fala somente agora sobre a importância da ação nos anos 1940.
A mostra também é gratuita e está aberta no mesmo período de Marechal – Por Onde a Vida Passa, assim como seu encerramento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;