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Interior é a maior força

A maior força do mercado consumidor brasileiro está no interior de São Paulo, segundo a Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), do governo do Estado, em material de divulgação intitulado ‘Veja 10 principais razões para investir no Estado de São Paulo’.

Wilson Marini
09/12/2013 | 07:53
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 A maior força do mercado consumidor brasileiro está no interior de São Paulo, segundo a Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), do governo do Estado, em material de divulgação intitulado ‘Veja 10 principais razões para investir no Estado de São Paulo’. O documento é utilizado para promover a economia paulista nos mercados globais. Nele, a agência afirma que o Estado de São Paulo, maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul, responde por pelo menos 32% da receita nacional do comércio e 43% do total de prestação de serviços do País. São Paulo é responsável por 33% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, volume maior que o de países como Argentina, Indonésia, Holanda e Turquia. Além disso, o Estado é o terceiro maior mercado consumidor da América Latina, atrás somente do Brasil como um todo e do México. Mais da metade dessa riqueza estadual está concentrada no interior Paulista.

 

Novo portal

A Investe São Paulo tem como uma das missões promover investimentos e facilitar os contatos entre os mercados regionais paulistas e os globais. Semana passada, a agência lançou seu novo portal, reformulado com base em recomendações do Banco Mundial. A propósito, há uma dica para as prefeituras e lideranças empresariais interessadas em atrair investimentos. A agência afirma que constantemente busca atualizar e ampliar seu banco de dados com informações sobre os benefícios locais oferecidos a novas empresas, as áreas disponíveis para empreendimentos e o tipo de mão de obra qualificada formada na região. Com essa lista em mãos, o investidor pode decidir o local que julga mais adequado para instalar a nova planta ou expandir seu negócio. A sua cidade está com os dados atualizados? Ou: os dados existentes estão alinhados com a vocação regional e as demandas globais?

 

Terrenos

No novo portal, as prefeituras passarão a contar com uma área de acesso para cadastrar terrenos disponíveis e outras informações sobre o município que possam ser apresentados a um investidor na hora de ajudá-lo a procurar um local para o empreendimento. Os municípios, por sua vez, poderão visualizar anúncios de empresas que estão à procura por terrenos específicos e verificar se há disponibilidade de áreas que atendam aos requisitos determinados pelas empresas.

 

Infraestrutura

A ferramenta São Paulo em Mapas contém um mapa que permite uma investigação mais detalhada sobre cada região do interior Paulista. É possível verificar onde há ferrovias, portos, rodovias, aeroportos e divisões regionais, entre outros itens. As informações sobre cada município também estão mais detalhadas. “O site de uma agência de promoção de investimentos é a vitrine do local que está sendo vendido para o investidor”, afirma o presidente da agência, Luciano Almeida.

 

O peso do Interior

Com 645 municípios, o Estado abriga as mais modernas rodovias brasileiras e os principais aeroportos do País, além do Porto de Santos, maior terminal de contêineres da América Latina, responsável por 25% da corrente de comércio brasileira. A rede de transportes é complementada por ferrovias, hidrovia e dutos. São Paulo concentra 24% do total de instituições de Educação Superior do Brasil. As três universidades públicas paulistas figuram entre as melhores do País, com reconhecimento internacional. São Paulo abriga ainda a maior rede gratuita de ensinos Técnico e Profissionalizante do País. É responsável por 86% do total investido em ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

 

Desenvolvimento

Noventa por cento dos seus 645 municípios apresentam alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Desse total, 20 cidades são consideradas excelentes pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O Estado de São Paulo é o principal destino de turismo de negócios do Brasil. Com 75% das feiras e eventos realizados (um a cada seis minutos), a Capital é a sede dos principais encontros brasileiros e internacionais, enquanto o Interior e o Litoral destacam-se por suas atividades econômicas e de lazer.

 

Economia diversificada

Com um território do tamanho do Reino Unido e uma população maior que a da Argentina e do Canadá (42 milhões de habitantes), o Estado de São Paulo abriga população com o PIB (Produto Interno Bruto) per capita 50% maior do que a média nacional. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e o IPC Marketing, São Paulo concentra R$ 761,492 bilhões em potencial de consumo da população.

 

Classe C

Cinco principais fatores são apontados pelo Sebrae para explicar o crescimento do mercado consumidor no Estado, inclusive no interior paulista: crescimento significativo do poder de compra da classe C; população homossexual revelando um perfil de consumo voltado para seus gostos e necessidades; população jovem mais consumista; maior participação da mulher no mercado de trabalho; aumento da população idosa. Para o órgão, o principal filão no mercado de consumo é a classe C. As pessoas que se encontram nesse segmento não compram somente o que é necessário, mas também mostram interesse por produtos reconhecidos como de qualidade. Tecnologia e Educação estão entre os setores que essa classe mais investe.




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