Setecidades Titulo Santo André
SOS Carlos Gomes realiza ato artístico no sábado

Grupo promete atrair atenção da população para o patrimônio

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
26/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Movimento SOS Carlos Gomes promete parar o entorno da Rua Senador Flaquer, no Centro de Santo André, a partir das 10h de sábado, quando promove ato artístico em favor do cine teatro. O objetivo da virada cultural informal é chamar a atenção para a preservação do patrimônio, que passa por reforma desde dezembro sem aprovação do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).

As obras estão paralisadas há 20 dias, após acordo feito entre Prefeitura e promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público. Na semana passada, foi realizada vistoria pelo restaurador Júlio de Moraes, que deverá apresentar relatório ao promotor Fábio Luiz Rossi, mas não há prazo. O acordo prevê que a obra fique paralisada por 30 dias.

O ato ocorre em frente ao cine teatro, na altura do número 110 da via. A abertura fica por conta do grupo campeão brasileiro de taiko (tambores japoneses) Shinkyo Daiko, que fará desfile desde a Rua Coronel Oliveira Lima. Estão previstas ainda atrações como Tour Kombi do Rap, Giallos, O Fino do Blues - Faísca, Folias Urbanas, Teatro do Absurdo e a Banda Poucas Trancas.

O músico andreense Kléber Albuquerque se apresentará no fim da tarde. Ele afirmou que aceitou o convite do movimento por ter forte ligação emotiva com Santo André. "Apoio a campanha porque precisamos reaver o cine teatro como espaço cultural. Espero que minhas canções possam trazer um olhar diferente para a cultura, a fim de que não seja deixada de lado como vem sendo feito."

Após a apresentação de Albuquerque, haverá projeção de vídeos produzidos pelo Corja, grupo formado pela última turma da Escola Livre de Cinema e Vídeo, que teve aulas no Carlos Gomes. Haverá ainda atividades paralelas de grafite do Coletivo Nasa, arte-educação, exposição fotográfica, pintura em tela da artista Patrícia Salustiano e aulas sobre preservação do patrimônio cultural e do cine teatro.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;