Setecidades Titulo Saúde
Semana incentiva
aleitamento materno

Prefeituras realizam série de palestras e atividades para tirar dúvidas e incentivar prática entre as mães

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
01/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciada hoje e com término no dia 8, será comemorada na região com uma série de atividades desenvolvidas para mães de primeira viagem e veteranas. Durante a semana, as prefeituras promoverão palestras, cursos e atividades para alertar sobre a importância da amamentação e tirar dúvidas sobre o tema.

Neste ano o tema criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é Apoio às Mães que Amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno. A importância da iniciativa é tamanha que 120 países se unem no início de agosto para falar sobre os benefícios da prática.

A principal preocupação de pediatras e entidades ligadas à amamentação é que o leite materno seja dado único e exclusivamente até os 6 meses de idade, pois é ele que vai fornecer todos os anticorpos necessários para que os pequenos tenham um desenvolvimento saudável. “O alimento evita que a criança tenha doenças respiratórias, desnutrição e diarreia, além de diminuir o risco de mortalidade e aumentar o vínculo entre a mãe e o filho”, destaca a médica e coordenadora da Casa da Gestante de São Caetano, Paula Venturini Nireki.

De acordo com a especialista, ainda é comum a mulher parar de amamentar antes do tempo correto. “Os primeiros 15 dias são os mais críticos e é onde há chance maior de desmame, por dificuldades que envolvem baixa produção de leite e rachaduras no bico do seio. Mas é muito importante que a mulher insista e continue porque depois tudo se normaliza”, garante.

Outro ponto que deve ser analisado é o tempo de amamentação. O leite fornecido no início da mamada é rico em proteínas, água e açúcar, já do meio para o final o alimento fornece mais gordura. “O bebê tem de mamar por completo porque se ele não chegar no meio vai ganhar menos peso. Isso tudo tem que ser conferido e corrigido. É necessário respeitar o tempo da criança”, esclarece a médica.

BANCO DE LEITE

Os bebês impossibilitados de serem amamentados, seja por motivos de saúde ou por causa das mães, dependem muito dos bancos de leite, locais que nesta época do ano sofrem com a queda significativa no número de doadoras.

O Grande ABC conta com três postos de coleta: o Hospital Mário Covas (tel: 2829-5021) e Hospital da Mulher (tel: 4478-5042), ambos em Santo André, e o HMU (Hospital Municipal Universitário), cujo telefone para contato é 4365-1480. Doadoras não devem se preocupar porque, quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido.

Confira os principais eventos sobre o tema

Para comemorar a Semana do Aleitamento Materno, Santo André promove amanhã, a partir das 14h, encontro para discutir a importância da amamentação no Hospital da Mulher (Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório). O evento é gratuito, aberto a toda comunidade e não requer inscrição prévia.

São Bernardo preparou atividades que começam na segunda-feira e seguem até sexta-feira no HMU (Hospital Municipal Universitário) e nas 32 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Na quarta-feira, às 14h, será realizada a atividade mais importante de toda a semana, quando mães usuárias das unidades de Saúde São Pedro e Leblon estarão reunidas no CEU Vila São Pedro (Rua Tiradentes, Vila do Tanque) para amamentar seus bebês. Também está prevista oficina de massagem para os pequenos.

Nas UBSs, durante toda a semana pela manhã e à tarde, haverá ações educativas para informar sobre a importância da amamentação.

Em São Caetano, será promovido curso de gestantes divididos em dois módulos. A primeira etapa será realizada hoje, e a segunda, na próxima quinta-feira. Com início previsto para as 13h em ambos os dias, a atividade será realizada no auditório do Hospital Municipal Maria Braido (Rua São Paulo, 1.840, 4º andar, Santa Paula). O curso abordará assuntos como nutrição, aspectos psicológicos da gestação, pré-natal, parto, cuidados com o bebê, amamentação, entre outros. Interessadas em participar devem se inscrever pelos telefones 4227-6776 ou 4229-3007, das 7h às 17 horas.

Já a cidade de Mauá realiza entre segunda e quinta-feira, atividades em todas as UBSs com palestras, apresentações de vídeo, teatro e orientações sobre procedimentos para a amamentação. Não há necessidade de inscrição prévia para participar.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;