Cultura & Lazer Titulo Música
Uma relação de música,
amizade e admiração

Verônica Ferriani e Paulo Neto se unem para
shows em homenagem a Vinicius de Moraes

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
23/07/2013 | 07:07
Compartilhar notícia
Montagem/Divulgação


Há pouco menos de cem anos, no Rio de Janeiro, nascia um ‘poetinha’ que, entre tantas outras coisas, escreveu que “a vida só se dá pra quem se deu / pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu”. E que inspirou, principalmente por meio da música, outras pessoas a sentirem na carne a vida passar.
Para celebrar a efeméride, o centenário de Vinicius de Moraes, que será em outubro, Verônica Ferriani e Paulo Neto se juntam no espetáculo 'Calmaria e Vendaval', que cumpre sessões no Sesc Santo André, na quinta, e no Festival de Paranapiacaba, no sábado. Ambas as apresentações são gratuitas.

Revisitando toda a carreira do compositor, contemplando suas inúmeras parcerias e feitos, os dois intérpretes lançam o que há de melhor na obra dele: amor e entrega. “O Vinicius faz parte da vida de qualquer pessoa. Ele era um ser muito apaixonado, ele prima muito o amor, independentemente da conotação que esse amor tenha”, conta Neto.

"Entre todos os nossos poetas, o Vinicius me chama atenção por sua linguagem declarada, amorosa, carinhosa e às vezes até exagerada. Essa visão entregue e intensa dele me conquista”, diz a cantora.

Canções como 'Garota de Ipanema', 'Coisa Mais Linda', 'Canto de Ossanha', 'Berimbau', 'Minha Namorada' e 'Brigas Nunca Mais' estão entre as selecionadas para a apresentação. Os dois dividem o palco em alguns momentos e em outros cantam sozinhos.

'Calmaria e Vendaval', a canção pouco conhecida dele que dá o nome ao projeto – e que também será executada – foi a obra responsável por arregimentar o projeto. “Essa música trata da força e da sobriedade. A meu ver, fala da maneira de se colocar perante a vida, e também à arte. Temos isso de buscar alternância no nosso canto, uma busca honesta que se divide entre a forma e a doçura”, pensa Verônica.

Ele não queria abrir mão de 'A Felicidade'. “Brigaria para cantá-la. É uma canção que eu adoro, de poesia direta, simples, mas de muita densidade”. Verônica não poderia deixar de cantar 'Onde Anda Você', por causa dos “belos encontros na noite, da boemia, dos casos amorosos.”

Juntos, indistinguivelmente, o certo é que os dois se encontram, desta vez por meio da obra de Vinicius, na oportunidade de se doarem um ao outro, à música e à vida. “Sinto que a troca que a gente tem quando canta junto é rica. Ele (o Paulo) me inspira a ouvir e a poder dar o melhor de mim e acrescentar algo à música”, diz ela. Neto completa: “A Verônica tem técnica apurada, timbre vocal lindo, acho ela a melhor cantora dessa nova geração. E ela tem principalmente essa coisa do intérprete, de se doar muito.”

Calmaria e Vendaval – Música. Quinta, às 20h, no Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Sábado, às 14h. No Clube União Lyra-Serrano – Rua Antonio Olyntho. Vila de Paranapiacaba. Grátis.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;