Setecidades Titulo Saúde
FMABC realiza
mutirão de cirurgia
de catarata no sábado

Cinquenta pacientes encaminhados pela rede pública de Santo André serão beneficiados

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
27/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Cinquenta pacientes diagnosticados com catarata passarão por cirurgia no sábado em mutirão promovido entre a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e a Secretaria de Saúde de Santo André. Os procedimentos serão realizados das 8h às 17h, no centro cirúrgico do Instituto de Olhos, localizado no campus da instituição, e envolverá 50 profissionais, entre professores e médicos residentes. De acordo com a administração, a fila de espera na cidade é de aproximadamente 150 pessoas.

Todos os pacientes são usuários de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e passaram por avaliação oftalmológica completa com consultas e exames como biometria e pré-cirúrgicos, além de exame de sangue e eletrocardiograma. Das 315 pessoas avaliadas na triagem entre março a junho, 50 foram diagnosticadas com a doença.

“A grande importância desse mutirão é fazer com que os pacientes voltem a enxergar. A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo, já que muitas pessoas não possuem acesso à cirurgia e acabam ficando cegas”, avalia o professor titular de Oftalmologia da FMABC, José Ricardo Rehder.

Segundo o especialista, a catarata, doença que atinge cerca de 20% da população, está ligada principalmente ao envelhecimento e por isso costuma atingir pessoas acima de 50 anos. A incidência vem aumentando devido ao crescimento na expectativa de vida. A patologia ocorre quando o cristalino – lente localizada atrás da íris que tem como função permitir a entrada de raios para que a imagem seja formada na retina – torna-se opaco.

Além disso, diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, inflamações intraoculares e traumas como batidas fortes na região dos olhos também podem desencadear o problema.

O primeiro sintoma é visão embaçada, mas nos casos mais avançados o paciente só consegue enxergar vultos. A boa notícia é que em todos eles a visão pode ser recuperada. A única forma de tratar a doença é com cirurgia, que tem duração média de 30 minutos. A recuperação é de uma semana e não há chances de a doença voltar, explica o oftalmologista.

Atualmente, a disciplina de Oftalmologia da FMABC realiza cerca de 200 cirurgias de catarata por mês, onde atende todos os sete municípios do Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;