Cultura & Lazer Titulo São Paulo
Conceito de
perfuração conduz
cia em Cálamo

iN SAiO Cia de Arte mostra a pele como um espaço revelador de modos de vida e expressividades

Do Diário do Grande ABC
23/05/2013 | 07:22
Compartilhar notícia
Divulgação


Quarenta lâminas dispostas de maneira irregular no fundo da cena, em 'Cálamo', despertam a sensação de atravessamento. Os objetos, que parecem formar um corredor cortante, também falam de perfuração, simbolizam os caminhos que a pele percorre na história de cada um.

O espetáculo, criado pela coreógrafa Claudia Palma, da iN SAiO Cia de Arte, que estreia amanhã na Funarte, quer discutir o que a pele esconde ou revela. O processo de pesquisa foi pautado nas seguintes perguntas: "Qual a extensão da minha pele?", "o que me encanta?", "que marcas carrego em meu corpo?" As respostas, que também saíram do próprio corpo de Claudia, vieram também através de palestras com o filósofo Rodrigo Vilalba e estudos do filme 'O Livro de Cabeceira', de Peter Greenaway, que deu, entre as respostas, palavras como prazer, encantamento e obsessão, nortes que passaram a dar a diretriz à coreografia.

Em cena, as imagens de perfurar e atravessar são buscadas à exaustão. O figurino também reflete o conceito através de tecidos de linhas retas nas cores cinza, azul e branco. O projeto integra o programa 'Conexões', de disseminação e discussão da dança contemporânea. No sábado, às 18h, a pesquisadora Lúcia Yáñez conversa com público e coreógrafos para debater o trabalho desenvolvido durante as ocupações do projeto Conexões. No domingo, das 15h às 17h, Claudia Palma realiza workshop sobre o processo de criação de 'Cálamo'.

Cálamo - Dança. Sex, às 20h; sáb. e dom., às 19h. Na Funarte (Sala Renée Gumiel) - Alameda Nothman, 1.058, São Paulo. Tel.: 3662-5177. Ingr.: R$ 5.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;