Cultura & Lazer Titulo Especial
Complexo Vera Cruz
rumo à revitalização

Projeto de concessão é apresentado à
sociedade e aguarda abertura de licitação

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
15/05/2013 | 07:40
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O futuro dos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo, está praticamente definido. A Prefeitura já tem projeto pronto para buscar a revitalização do complexo no Jardim do Mar e aposta na concessão entre administração pública e empresa privada para tentar reerguer o lendário espaço cinematográfico, aberto no fim da década de 1940.

Na tarde de ontem, representantes do Executivo estiveram no auditório da Pinacoteca municipal para apresentar à sociedade civil as medidas que consideraram mais vantajosas para a cidade. Cerca de 25 pessoas - grande parte funcionários do Paço - compareceram à audiência pública.

"Sempre buscamos sustentabilidade para o projeto, para que possa ter força o bastante para se sustentar individualmente já que a Prefeitura não faz filmes", explicou o secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto. "(O Polo Cinematográfico de) Paulínia é um exemplo. Teve um pico nos últimos anos, mas contava com o apoio financeiro da prefeitura da cidade. Hoje o centro não conta com essa base e o projeto ruiu", disse, ressaltando que se tratava de uma parceria público-privada, sistema diferente do escolhido para São Bernardo.

A concessão da área de 45,600 m² a uma empresa privada terá duração de 30 anos. O valor total estimado para os investimentos é de R$ 156 milhões, sendo que o pagamento mínimo pela outorga será de R$ 63 milhões nos primeiros cinco anos de atividades. O saldo completo será corrigido em 300 parcelas para completar os 25 anos restantes. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania, Marcos Moreira de Carvalho, "todo valor a ser arrecadado fará parte do orçamento. A expectativa é de que retorne ao máximo ao fundo de cultura."

Entre os deveres da futura concessionária estão a implementação de projetos executivos, exploração comercial do empreendimento e a manutenção do complexo. Para o poder público, a fiscalização das ações, gestão do núcleo audiovisual e o apoio a produções locais estão entre as atividades a serem cumpridas. Em conjunto, os lados poderão utilizar o teatro do complexo em suas programações. "A fiscalização do projeto é um instrumento que teremos de utilizar. Lógico que no edital iremos amarrar as coisas para que não venha um louco e resolva fugir do conceito. Tudo tem de ser vocacionado a cinema, ter produção, difusão e formação", afirma Neto.

Agora o projeto está aberto à recepção dos munícipes no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br). Opiniões podem ser enviadas nos próximos 30 dias para o e-mail cultura.divulgacao@saobernardo.sp.gov.br e as respostas serão postadas no portal.

Após o período, o plano estará apto para ser licitado e receber propostas de empresas interessadas em tomar conta dos antigos estúdios. O objetivo é que os trâmites administrativos sejam resolvidos até o fim do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;