Setecidades Titulo
Número de casos de dengue cai 47,9%
Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
29/08/2009 | 09:07
Compartilhar notícia


No ano em que disparam os casos de gripe suína, o Ministério da Saúde detectou queda de 47,9% nas notificações de dengue no País neste ano. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, só em São Paulo foram 6.234 casos até 31 de julho, contra 7.364 no mesmo período de 2008. No Grande ABC não foi registrado nenhum caso neste ano.

O infectologista Vicente Amato Neto afirma que a situação climática tem ajudado na redução de casos. No Grande ABC, em 2008 foram registrados apenas três casos autóctones (contraídos no município onde a pessoa mora), de dengue: um em Santo André, outro em São Bernardo e o terceiro em Diadema. Em comparação a 2007, quando foram 98 ocorrências, a redução foi de 97%. A queda na região acompanhou a tendência da Região Metropolitana, que diminuiu em 93% o número de casos. De 92.345 em 2007, foi para 7.187 em 2008.

PREVENÇÃO - Mesmo com a melhor no quadro, Amato afirma que não tem visto ações preventivas para combater a dengue depois que passou o verão. "É preciso atuar para matar as larvas, a criação em águas paradas e o próprio mosquito. Sabemos que o pico de proliferação é no verão, mas o combate deve ser durante o ano todo."

A população e as autoridades estão com tantos problemas que não têm tomado as devidas providências. Mas com a queda das notificações, todos têm comemorado", diz o infectologista.

As prefeituras de São Bernardo, São Caetano e Diadema afirmam que as ações de prevenção estão mais intensificadas neste ano. São Bernardo comunica que os bairros onde historicamente existem focos das larvas do mosquito, como Taboão e Paulicéia, estão com cuidados especiais.

As cidades de São Caetano e Diadema trabalham com o viés educativo e controladores vão a campo. Quando há casos suspeitos, em São Caetano é feito um bloqueio de quatro quarteirões e toda a região é vistoriada. Em Diadema, as equipes trabalham também com mutirões para verificar a presença de criadouros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;