Setecidades Titulo
Paciente de S.Bernardo consegue direito de furar fila de transplante
Do Diário OnLine
Com Agências
27/10/2005 | 11:19
Compartilhar notícia


Duas pacientes conseguiram, por meio de uma liminar da Justiça, “furar” a fila de transplante de fígado do Estado de São Paulo, que possui atualmente 3.832 pessoas cadastradas. Entre as pacientes beneficiadas está a estudante de farmácia Eliane Lopes Jimenes, 39 anos, moradora de São Bernardo.

A Justiça determinou que as pacientes não deviam respeitar a ordem cronológica devido à gravidade dos casos.  De acordo com as normas da Secretaria Estadual de Saúde, pacientes com insuficiência hepática fulminante ou com necessidade de retransplante imediato por rejeição do órgão até 30 dias após a cirurgia podem ser beneficiadas. Nenhuma das duas se enquadra nesses critérios.

A juíza Fátima Aparecida Douverny, do 8º Ofício Cível de São Bernardo concedeu na terça-feira a liminar para Eliane, que foi operada na tarde de quarta-feira no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na Zona Sul de São Paulo. A paciente sofre de cirrose biliar primária e estava com problemas nos pulmões.

No caso da paciente H.A.P., o Tribunal de Justiça chegou a derrubar a liminar, mas o transplante já havia sido realizado. Para o Secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Baratas, é “injustiça” beneficiar duas pessoas. A partir de 2006, o critério da ordem dos transplantes deixará de ser cronológico e passara a seguir a gravidade do caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;