As mudanças no projeto do Rodoanel foram anunciadas nesta quinta-feira pelo secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, durante um seminário na Federação do Comércio, em São Paulo e têm impacto direto no Grande ABC, já que o primeiro trecho será construído entre a avenida Papa João XXIII, em Mauá, e a rodovia dos Imigrantes, para depois se conectar ao trecho Oeste, já construído. Com custo de R$ 1,9 bilhão, a previsão da secretaria estadual é que o trecho Sul seja finalizado até 2007. O subtrecho que ligará Mauá à Imigrantes deve ser finalizado um ano e meio após o início das obras.
“Ainda queremos conversar com o Ministério dos Transportes para que haja mais verba federal destinada à construção do trecho Sul, mas também negociamos financiamentos, como no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para construir o trecho de qualquer forma”, disse Lopes.
O desmembramento no licenciamento ambiental deve evitar problemas, como as manifestações que paralisaram as audiências públicas no início do ano, quando ambientalistas que protestavam contra a realização do trecho Norte impediram a realização das audiências do trecho Sul. “Como o licenciamento ambiental tem validade por cinco anos e os trechos Norte e Leste não serão construídos nesse tempo, não havia sentido manter o estudo desses trechos integrados com o Sul, que agora terá a construção agilizada. E com a construção da extensão da avenida Jacu-Pêssego, que ligará Mauá ao aeroporto de Guarulhos, a via poderá ser uma antecipação do trecho Leste”, afirmou o superintendente de Planejamento da secretaria dos Transportes, Milton Xavier.
A revisão do licenciamento ambiental do trecho Sul também deve adaptar o traçado às críticas feitas pelas prefeituras a trechos da estrada. Para o assessor técnico do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Renato Maués, essas definições não devem atrasar o cronograma.
Ferroanel – Na próxima semana, representantes dos governos estadual e federal se reunirão para discutir as prioridades na construção do Ferroanel, onde há um embate entre a construção dos tramos Norte e Sul, que retirará o transporte de carga das linhas ferroviárias que cortam a Região Metropolitana. A inclusão do licenciamento do traçado do Ferroanel com o do Rodoanel já trabalha em favor da liberação de verbas para sua construção.
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