Cultura & Lazer Titulo
Maioria dos vírus em 2006 são de roubos de dinheiro
Guilherme Yoshida
Do Diário do Grande ABC
09/01/2007 | 22:34
Compartilhar notícia


Cerca de 72% dos vírus espalhados em 2006 pela web brasileira foram relacionados ao roubo de dinheiro de interbanking. Segundo o relatório da Panda Software – especializada em programas de segurança – o worm Sdbot.ftp ocupa o primeiro posto das ameaças on-line que têm como objetivo o roubo de dinheiro via internet de contas bancárias dos usuários de computador, com uma participação de 2,82% do total de computadores contaminados no país.

“Mais do que nunca, os piratas virtuais vão muito além do que simplesmente causar algum tipo de dano ao sistema. Agora, eles querem dinheiro a partir de suas ações criminosas”, comenta Ricardo Bachert, CEO da Panda Software Brasil.

A pesquisa mostra que outro vírus veterano neste tipo de lista, o Netsky.P, ficou na segunda colocação com um percentual de infecção de 1,22% dos PCs analisados. Este worm também surgiu há dois anos e se propaga por intermédio de correio eletrônico escrito em inglês e através de redes P2P (peer to peer). Seu objetivo é explorar uma vulnerabilidade do Internet Explorer denominada Exploit/iframe.

Nos demais postos da lista Top 10 da Panda, encontra-se o Torpig.A, um cavalo de tróia que busca e rouba as senhas armazenadas em determinados serviços do Windows.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;