Automóveis Titulo
Criação virtual já é realidade
Da Hp Press
13/10/2004 | 18:03
Compartilhar notícia


A Volkswagen anunciou em Wolfsburg, sede da empresa na Alemanha, uma novidade no desenvolvimento de veículos com a introdução da realidade virtual, inédita na indústria automotiva. A nova tecnologia vai permitir uma redução de 30% no custo de criação de novos produtos, além do ganho de tempo e de eficiência no processo. A montadora está utilizando um mecanismo que permite em tempo real a inserção, movimentação e modificação de objetos (carros, peças, detalhes etc) dentro de um sistema tridimensional, de forma instantânea e interativa.

Graças a essa tecnologia, que absorveu investimento de 20 milhões de euros, volumes grandes e complexos de dados podem ser processados pelo sistema. Entre outras vantagens, os engenheiros e designers da Volkswagen podem, por exemplo, virar a direção do carro, ajustar o espelho interno, visualizar sombras e luzes na superfície do veículo e ver os reflexos no corpo do espelho retrovisor virtualmente. O sistema pode gerar até sombras reais, refrações e reflexões de luz com extremo grau de realismo.

O design virtual dos novos carros VW é desenvolvido preliminarmente neste sistema em um prazo mais curto, com um número maior de propostas, num custo mais baixo, permitindo uma "real" visualização (proporção, reflexões, curvas etc...) e discussão prévia, antes de se partir para modelos em escala real. Mesmo nos estágios mais precoces de seu desenvolvimento, é possível ver o novo produto em seu tamanho real por meio de uma tela especial de projeção chamada "Powerwall", com 5,10 m de largura por 2,10 m de altura.

Outro destaque da tecnologia de visualização em realidade virtual é possibilidade de comparar o estágio "atual" de um produto e o design final "planejado" para ele: câmeras colhem imagens reais do carro em desenvolvimento, as quais são comparadas com imagens virtuais na tela Powerwall. Todas as eventuais diferenças são medidas e imediatamente incorporadas ao processo antes de os componentes serem produzidos.

Um outro elemento importante do Centro de Visualização é a "Caverna": um cubo com uma lente lateral de 2,35 metros, que recebe a projeção de imagens em cada uma de suas telas do lado de fora como num cinema 3D. Do lado de dentro, os técnicos da Volkswagen são transportados para um mundo virtual por meio de vidros especiais e modelos virtuais em terceira dimensão. Lá, eles podem checar a ergonomia, a visibilidade e o design do interior do carro com todos seus equipamentos. Num estágio mais avançado será possível viajar por estradas virtuais nas cidades e no campo da Alemanha e de todo o mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;